Constitui uma estratégia coordenada entre as parcerias e em articulação directa com os compromissos assumidos nos Planos nacionais em cada paÃs. Reclama uma maior atenção dos sectores de decisão técnica e polÃtica a este tema de Direitos Humanos, de Saúde, de Migrações, Cooperação e Desenvolvimento, Educação, Igualdade de Oportunidades e Discriminação com base no Género.
Visa a elaboração e adopção de uma estratégia europeia para o fim definitivo da prática de MGF, procurando também garantir a existência de programas de apoio para mulheres e raparigas que tenham sido vÃtimas de MGF e/ ou em risco de serem mutiladas.
Procura ainda assegurar participações activas e significativas por parte das pessoas e comunidades directamente afectadas por esta prática através da colaboração com os parceiros dos vários Estados europeus e dos paÃses onde a MGF existe.
Pretende também, e através do reforço das capacidades pessoais e institucionais das várias parcerias, desenvolver ao nÃvel nacional e europeu iniciativas de informação e reforço de compromisso, bem como assegurar a sustentabilidade das iniciativas.
Mais informações em:
Portugal: http://www.apf.pt/?mnu=000&area=000&tipo=destaques&id=CNT4a6ebe22d94b1
Irlanda: http://www.amnesty.ie/amnesty/live/irish/action/default.asp?page=29741&rec=20&pos=1
Campanha promovida pela Amnistia internacional (Irlanda). Em Portugal, pela Amnistia Internacional – Portugal e Associação Portuguesa para o Planeamento da FamÃlia.