Intervenientes
Alexandra Figueiredo
Entidade Reguladora Comunicação Social
Bio
Analista de media no Departamento de Análise de Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, sobretudo nas áreas do pluralismo, igualdade de género e diversidade sociocultural nos media.
Colaboração no Grupo de Trabalho sobre Género e Media na Rede de Autoridades Reguladoras do Mediterrâneo (RIRM).
Pós-graduação em Direitos Humanos no IGC Universidade de Coimbra; Pós-graduação em “Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação” no ISCTE e Licenciatura em Sociologia.
Ana Cordeiro
Jornalista Público
Bio
Ana Dias Cordeiro é jornalista da Sociedade do jornal PÚBLICO desde 2014. Trata, entre outros, temas relacionados com a protecção das crianças, a violência doméstica ou a justiça juvenil, e os direitos humanos na perspetiva dos refugiados e trabalhadores migrantes.
É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada pela City University de Londres em Jornalismo Internacional.
Integrou o grupo de estagiários selecionados para o lançamento da Revista Visão em 1992, foi freelance para o serviço em português da BBC e da Rádio França Internacional, para a Antena 1 e para o jornal PÚBLICO a partir de Londres e de Paris entre 1994 e 2002.
No PÚBLICO, permaneceu mais de 10 anos na secção Mundo, como jornalista e repórter, passando depois pela Cultura e o Online.
Ana Guedes Rodrigues
Jornalista CNN Portugal
Bio
Ana Guedes Rodrigues é jornalista na CNN Portugal, baseada no Porto. Apresenta o CNN Hoje. Sempre trabalhou na área da informação, como repórter, editora, pivot e apresentadora.
Antes de se juntar à CNN Portugal, passou pela TVI, onde foi pivot do Diário da Manhã e do Jornal da Uma; pela RTP, onde apresentou vários jornais nos três canais da estação pública de televisão; e pelo Porto Canal, onde paralelamente à edição e apresentação de blocos noticiosos, exerceu o cargo de Diretora de Informação.
Os Direitos Humanos, em particular o combate à violência doméstica e pela igualdade de género, são as suas principais áreas de interesse.
É licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Carla Cerqueira
Professora Universitária
Bio
Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, é Professora Auxiliar na Universidade Lusófona e investigadora integrada no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias.
As suas áreas de investigação são o género, feminismos, ativismos, interseccionalidade, media e comunicação. Tem publicado em revistas e livros nacionais e internacionais, participado em conferências e projetos de investigação e ação, quer como investigadora, quer como consultora.
Atualmente é a Investigadora principal dos projetos FEMglocal: interações e contradições e Vozes em Rede: participação de mulheres em processos de desenvolvimento.
É coordenadora do grupo de Investigação e Políticas do Global Alliance on Media and Gender e faz parte da direção da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Integra o Conselho de Opinião da RTP em representação das ONG do Conselho Consultivo da CIG. Faz parte da equipa de execução do Plano de Igualdade e Diversidade do Grupo de Ensino Lusófona.
Cláudia Machado
Jornalista do Correio da Manhã / CMTV
Bio
Após concluir a licenciatura em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social, em 2013, integrou a redação do Correio da Manhã e da CMTV.
Desde então, colaborou com praticamente todas as secções do jornal, aliadas à TV.
Atualmente, é editora da secção de Portugal, uma equipa focada em temas associados ao crime e segurança, entre os quais se inclui a violência doméstica.
Filipe Pinto
Jornalista da RTP
Bio
Jornalista há 21 anos, 19 dos quais na televisão pública, RTP.
Formou-se em comunicação social na Escola Superior de Jornalismo, no Porto, e complementou os estudos na área do cinema.
Dedicou-se durante parte da carreira à reportagem. Dedica-se agora integralmente ao jornalismo de investigação.
Joana Ribeiro
Psicóloga e Coordenadora do GIAV
Bio
Licenciada em Psicologia e mestre na área da Psicologia Clínica e da Saúde, com subespecialização em Psicologia Forense, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Desde 2016, exerce as funções de psicóloga e coordenadora na estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica e de género– GIAV, da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, onde atualmente assume também a função de diretora técnica.
É conselheira local para a igualdade externa do Município de Alfândega da Fé e membro da Equipa para a Igualdade na Vida Local deste Município.
João Fernando Ramos
Jornalista | Diretor TVI/CNN Norte
Bio
Considerado um dos dez jornalistas mais influentes no estudo realizado pela Omnicom, Cision e Universidade Católica Portuguesa, é atualmente Diretor da TVI/CNN Porto.
Editor e apresentador do “País24”, programa pioneiro na televisão portuguesa numa nova abordagem da informação de proximidade, na TVI24, coordenou a estratégia e implementou a emissão da CNN Portugal a norte com programação diária e inúmeras emissões especiais.
Apresentou e coordenou o Jornal 2 na RTP2, um dos mais inovadores da televisão portuguesa, com novos conceitos na linguagem, imagem, linha gráfica e nas abordagens a cada tema.
José Pinto
Coordenador do Centro de Atendimentos a Vítimas de Violência “Primeiro Passo”
Bio
Licenciado em psicologia clínica e da saúde e Mestre em medicina legal.
Foi Coordenador da Lnes – 144 no distrito do Porto.
Paula Cosme Pinto
Autora do podcast um “Género de Conversa” e da coluna de opinião “A Vida de Saltos Altos” (Expresso)
Bio
Foi jornalista do Expresso 10 anos, mas mudou-se para o outro lado da comunicação para integrar a equipa da agência O Apartamento. Contudo, manteve a coluna de opinião A Vida de Saltos Altos no site do semanário, com análise sobre os desafios da igualdade de género e os direitos femininos.
Pelo caminho, lançou “Os Segredos da Maleta Vermelha”, um livro sobre a sexualidade das portuguesas, e mais recentemente o podcast “Um Género de Conversa”, distinguido com o Prémio Vozes no PODES – Festival de Podcasts.
Simão Freitas
Jornalista da Agência LUSA
Bio
Jornalista da Agência LUSA desde 2016.
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pós-graduado em Direitos Humanos pela Universidade Católica do Porto.
Tem trabalhado, dentro do desporto, cultura e não só, a intersecção entre a luta antirracista, pela igualdade de género e pelos direitos humanos.
Sofia Neves
Universidade da Maia e Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (ISCSP-ULisboa)
Bio
Licenciada em Psicologia e doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Minho.
É Professora Associada na Universidade da Maia e membro integrado do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG – ISCSP/ULisboa).
A sua principal área de interesse científico é a Violência de Género, tendo sido reconhecida, em 2013, pelo European Institute for Gender Equality, como perita na matéria.
É autora de várias publicações científicas e coordenadora de vários projetos de investigação. Coordena igualmente o Observatório da Violência no Namoro e o Observatório Nacional do Bullying.
É membro da equipa do Observatório da Violência contra atletas e membro fundador da Associação AjudAjudar – Associação para a promoção dos direitos das crianças e jovens.
Atualmente é Presidente da Associação Plano i.
Sofia Branco
Jornalista da Agência LUSA
Bio
É quadro da agência Lusa, formadora no Cenjor, professora no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e presidente da direção da Associação Literacia Para os Media e Jornalismo.
Licenciada em Jornalismo e com mestrado em Direitos Humanos, está a fazer doutoramento na área da Sociologia, com uma tese em Estudos sobre as Mulheres.
É autora dos livros “Cicatrizes de Mulher”, sobre mutilação genital feminina, e “As Mulheres e a Guerra Colonial”.
Teresa Morais
Procuradora da República
Bio
Magistrada do Ministério Público desde 1990, exerceu funções de coordenação do DIAP do Porto, das Secções especializadas de criminalidade organizada e especialmente violenta, crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual e crimes de violência doméstica e de maus tratos.
Em 2012 apresentou e lançou o projeto denominado “Um Passo Mais”, gizando uma forte e desburocratizada articulação entre as entidades envolvidas na investigação da violência doméstica e maus tratos, com avaliação independente por parte da Escola de Criminologia da Universidade do Porto.
Atualmente é dirigente da Secção especializada integrada de violência doméstica do Porto/Matosinhos.
É representante de Portugal na Rede (exGrupo) Especializada Em Temas de Género da Associação Iberoamericana de Ministérios Públicos e, a later, participou no “Premer Encuentro Internacional de Buenas Práticas para enfrentar las Violencias Contra las Mujeres en Razón del Género y el Femicidio”, na Colómbia.
Para além de artigos, nomeadamente, sobre a Lei das Armas e sobre a Mediação Penal, em 2019, publicou o livro “Violência Doméstica – o Reconhecimento jurídico da vítima”, pela editora Almedina.
Tem participado em diversas Conferências e colaborado com várias entidades em matéria de violência doméstica, na partilha de ideias e de questões.