Interseções: Igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento
Interseções II
Interseções II é a 2ª edição do Projeto Interseções.
Decorreu entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2023 e deu continuidade ao trabalho iniciado em 2022.
A finalidade desta 2ª edição foi a ampla divulgação na prática docente e na formação inicial de docentes do Recurso Educativo Interseções: igualdade entre mulheres e homens e educação para a cidadania.
O projeto Interseções II teve como objetivos:
Aprofundar a reflexão sobre o cruzamento Igualdade entre Mulheres e Homens e os temas da Educação para o Desenvolvimento
Potenciar a ampla utilização do recurso educativo “Interseções: igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento”, quer na prática docente, quer na formação inicial de docentes.
Alargar a divulgação do recurso educativo “Interseções”.
Destinou-se a agentes de educação (de escolas, ONGD e ONGM) e a docentes do Ensino Superior com responsabilidade na formação inicial de docentes, bem como às Entidades Subscritoras do Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).
Resultados:
Uma ação de formação destinada a docentes de diferentes níveis de ensino – realizada online, entre abril e junho de 2023, para docentes de todos os ciclos.
Brochura digital Interseções: Igualdade entre mulheres e homens e Educação para o Desenvolvimento – ideias-chave de um recurso – disponível aqui.
Vídeo de apresentação do Recurso Educativo Interseções II – disponível aqui.
Folheto digital do Projeto Interseções II – disponível aqui.
Seminário final no Instituto Camões, a 20 de setembro de 2023, com a participação de María Ángeles Durán (CSIC de Espanha), Regina Tavares da Silva (Fundação Cuidar o Futuro) e Ana Sofia Fernandes (PpDM) como oradoras. Leia a notícia do evento aqui.
Tertúlia “A riqueza invisível do cuidado”, com María Ángeles Durán (CSIC de Esapnha) e Sandra Monteiro (Le Monde Diplomatique), no Graal, em Lisboa, no dia 21 de setembro ao fim da tarde. Leia a notícia do evento aqui.
Para aceder ao recurso Interseções: Igualdade entre mulheres e homens e a Educação para o desenvolvimento, clique aqui.
Para ter informação sobre as atividades da primeira edição do projeto, clique aqui.
Financiamento
Mecanismo de Apoio a Iniciativas criado no quadro da ENED 2018‐2022, gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
O Interseções II é um projeto desenvolvido por uma parceria constituída por: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Graal, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
- Interseções
- A finalidade deste projeto é tornar a Igualdade entre Mulheres e Homens um dos principais eixos da Educação para o Desenvolvimento e permitir a sua generalização na prática docente através da identificação de linhas de ação de trabalho de articulação entre as duas temáticas.
- O resultado final do projeto consiste num recurso educativo, editado em suporte digital e disponibilizado em linha nos sítios web das quatro instituições parceiras, bem como na plataforma da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).
- A construção deste produto integra os contributos de docentes e de profissionais de educação das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento recolhidos, respetivamente, numa ação de formação contínua e num workshop para elementos da PPONGD.
- O Projeto decorre entre 1 de novembro de 2021 e 27 de abril 2022, data em que se realiza o Seminário Final e a apresentação dos seus resultados.
- Este Projeto é promovido, conjuntamente, pela CIG e pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em parceria com o Graal e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
- Desenvolve-se no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento e conta com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. através do Mecanismo de Apoio a Iniciativas no quadro da ENED 2018‐2022.
- Clique para aceder ao recurso digital Interseções – Igualdade entre Mulheres e Homens e a Educação para o Desenvolvimento.