2.ª Edição Projeto «Engenheiras por 1 Dia» (2018)
O Projeto Engenheiras Por Um Dia tem como objetivo central promover as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, mobilizando universidades e engenheiras como role model, levando às escolas e alunas desafios práticos das engenharias e das tecnologias. O projeto pretende prevenir e combater a intensificação da segregação das profissões em razão do sexo e, em especial, a ausência das mulheres das áreas de engenharia e tecnologias.
É coordenado pelo Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e implementado por uma parceria entre o Instituto Superior Técnico, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Carta da Diversidade e a Ordem dos Engenheiros.
Nesta 2ª edição várias escolas, empresas e universidades juntaram-se ao projeto, a saber:
Escolas: Na 1.ª edição apenas piloto com 10; na 2ª edição contamos com 27 Escolas.
Empresas: 1ª edição Microsoft; IBM; Siemens. Novas organizações: Ericsson, Essilor, EDP, Vodafone, Altice, L’Oréal, Associação DNS.pt, Blip, Coriant, Gebalis, GMTel, H Tecnic, IKEA, Infra Estruturas de Portugal, Repsol, FSC Portugal, NOS Comunicações, Altran, Sensei.
Universidades: Além do Instituto Superior Técnico, esta edição conta com mais 10 universidades: ISCTE – IUL, FCT da Universidade Nova de Lisboa; Faculdade de Engenharia da Universidade de Coimbra; Universidade do Minho; Universidade Atlântica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e Universidade da Beira Interior.
Outros Entidades: Fundação Portuguesa de Comunicações; Instituto de Informática do MTSSS, Geek Girls; APEM; Associação Nacional de Professores de Informática; Sociedade Portuguesa de Robótica; Autarquias.
Projeto «Engenheiras por um dia»
Flyer A5:
Post Facebook:
Vídeo: