Girl MOVE traz moçambicanas a Lisboa
Durante os meses de setembro e outubro, as Girl Movers, formandas da Academia de Liderança e Empreendedorismo Social da Fundação Girl MOVE em Moçambique, Nampula, vão ter acesso a uma experiência de enriquecimento que irá transformar as suas vidas, assim como também as vidas de tantos e tantas que, por sua intervenção ao longo da vida, irão mudar! As Girl Movers, todas elas já licenciadas em várias áreas cruciais para o desenvolvimento de Moçambique, frequentam o Programa da Academia com a duração de um ano e meio; o primeiro semestre focado em Liderar o eu, o segundo semestre em Liderar com os outros, e o terceiro semestre culmina a Transformar o Mundo. Este Programa tem uma componente académica centrado na liderança pelo serviço e no empreendedorismo social, e uma componente de inovação social pela qual as nossas líderes são mentoras de raparigas que vivem em circunstâncias de vulnerabilidade: abandono escolar, casamento e maternidade na adolescência, participando no Programa Mwarusi Acredita em Ti!
A Girl MOVE é uma organização que acredita no efeito multiplicador das raparigas – se melhorarem a sua vida através da educação, o efeito positivo multiplica-se na sociedade. Ao capacitar jovens e mulheres para serem agentes de desenvolvimento do seu país, estas tornam-se um ativo da sociedade muito mais provável de ajudar a quebrar o ciclo de pobreza. Esta é a nova geração de líderes.
Através de parcerias com as maiores empresas, consultoras, bancos e outras organizações portuguesas, 21 licenciadas moçambicanas, selecionadas de entre 300 candidatas à Academia, realizam em Lisboa um Estágio de Vida. Com um Plano de Estágio personalizado à medida das suas áreas de formação e interesse, terão dois meses dedicados à aprendizagem vivencial, de ganhar mundo para o transformar.
O estágio organiza-se em dois grandes momentos: nas primeiras quatro semanas, terão uma experiência corporate na empresa que acolhe cada uma, as restantes quatro, estarão divididas em formações e experiências específicas das suas áreas de interesse. Como exemplo, imagine-se: uma formanda licenciada em Direito estagiará na Sociedade Vieira D’Almeida, e tendo como visão de futuro atuar na área dos Direitos Humanos em Moçambique, terá outro miniestágio na Amnistia Internacional.
A experiência “ser mulher, ser profissional” começa com um workshop do projeto Dress For Success, onde vão passar o dia com consultoras de imagem. Esta formação vai-lhes permitir ter contacto com novas formas de se apresentarem projetando uma imagem de profissionalismo e aumentarem a sua autoconfiança, assim como outras ferramentas que podem empoderar o desenvolvimento das suas carreiras.
No segundo mês, mais dedicado às áreas de interesse estão também incluídas formações académicas de excelência, como o Executive Program in Leadership and Social Innovation, liderado e dinamizado pelo Professor Filipe Santos, fundador da cátedra de Empreendedorismo Social na Católica-Lisbon School of Business & Economics, assim como uma visita de três dias a projetos de inovação social que podem inspirar as Girl Movers a replicar soluções sociais para os grandes desafios de Moçambique.
Tudo isto acontece ao abrigo de uma rede de apoio que dá coração e ainda mais sentido à experiência: mentoras das empresas que as apoiam no dia-a-dia, profissionais de topo na sua área e que são um exemplo do “ser mulher e ser profissional”, buddies, universitárias que são as suas companheiras de aventuras lisboetas e, claro, uma equipa Girl MOVE baseada em Lisboa.
Para além da experiência profissional, social e até emocional, há ainda um conjunto de atividades culturais previstas para estas jovens. Culturais… diga-se, para “experimentar” o melhor da cultura portuguesa: pastéis de Belém, Sintra e surf na Caparica são alguns dos momentos de lazer pensados para os fins de semana.
Na realização dos estágios contamos com uma rede de parceiros a vários níveis: Sponsors – empresas que viabilizam e acolhem as Girlmovers (VDA, AdP, Millenium BCP, Jerónimo Martins, etc.); Impact Builders – 28 empresas no total, para que cada uma tenha formação específica; Strategic Partners, que ajudam a implementar a experiência dos Estágios; Support Partners… formações de vida, que consideramos uma mais valia para o seu crescimento pessoal.
Vão portanto ser dois meses mágicos e de enorme crescimento pessoal e profissional para estas mulheres que serão agentes de mudança para um mundo melhor! Se quiser acompanhar o trabalho da Girl MOVE em Moçambique, pode visitar o sítio girlmove.org ou a página do Facebook.