3.º módulo do III Curso de Formação em Igualdade de Género (7 abr., Lisboa)
O Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) estão a promover o III Curso de Formação em Igualdade de Género.
À semelhança dos dois primeiros Cursos de Formação em Igualdade de Género, esta iniciativa tem como principais objetivos situar, nos contextos internacional e nacional, as políticas públicas de igualdade entre mulheres e homens, bem como equacionar a relação entre os quadros político e legal e as práticas institucionais que têm lugar no âmbito das políticas públicas para a igualdade. Por outro lado, o referido curso visará, nos dois últimos módulos, trabalhar dois temas estruturantes da igualdade social entre homens e mulheres: os usos do tempo e as suas repercussões nas esferas profissional, familiar e pessoal e os orçamentos públicos sensíveis ao género como ferramenta da definição e da concretização efetiva das políticas para a igualdade nos diferentes setores.
Até ao momento já tiveram lugar dois módulos, o módulo I, intitulado “Enquadramento Internacional das Políticas Públicas para a Igualdade” da responsabilidade de Regina Tavares da Silva e o módulo II, “Enquadramento Nacional das Políticas Públicas para a Igualdade: igualdade de género e produção legislativa”, da responsabilidade de Maria do Céu da Cunha Rego.
No dia 7 de abril de 2017, decorrerá o 3.º módulo, sob o tema “Os Usos do tempo e as Políticas Públicas para a Igualdade”, que ficará a cargo de Maria Ángeles Durán e “Inquérito Nacional aos Usos do Tempo de Homens e Mulheres – Principais Conclusões e Recomendações, por Manuel Abrantes.
Esta sessão terá lugar nas instalações do Instituto da Defesa Nacional, entre as 10h00 e as 13h00.
À semelhança dos outros dois módulos, este também é apenas dirigido a técnicas e técnicos superiores da administração pública e membros dos gabinetes governamentais.
A inscrição é obrigatória, através do envio por e-mail: cejur@cejur.gov.pt