“Comunicação, média e questões de género” – Seminários formativos para estudantes e profissionais de comunicação em Lisboa (20 e 21 de mar., Lisboa)
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e o Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas (CENJOR), irão promover mais uma ação de formação dirigida a estudantes e profissionais de comunicação, bem como a organizações da área da cidadania e igualdade de género, intitulada “Comunicação, média e questões de género”. Esta iniciativa terá lugar nas tardes dos dias 20 e 21 de março, nas instalações da Escola Superior de Comunicação Social, sala 2p9, em Lisboa.
Esta iniciativa decorre de um protocolo de cooperação estabelecido entre a CIG e a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, parceiras ativas nesta iniciativa.
Cientes do lugar preponderante que os meios de comunicação social ocupam nos processos de construção identitária, importa fomentar nos/as profissionais de comunicação uma atitude crítica-reflexiva sobre as, não raras vezes veiculadas, mensagens e imagens estereotipadas do ponto de vista das relações e dos papéis de género, quer nos conteúdos relacionados com o entretenimento, quer mesmo nos conteúdos jornalísticos.
Simultaneamente, pretende-se sensibilizar para a necessidade de se produzirem trabalhos jornalísticos que ponham em evidência e desocultem um conjunto realidades relacionadas com a (des)igualdade de género, dando visibilidade e expressão a questões políticas, sociais, económicas e culturais, com que mulheres e homens se deparam.
Ao longo dos cinco módulos-seminários procurar-se-á alertar as/os profissionais de comunicação para a necessidade de uma prática profissional sensível ao género.
Os/as preletores/as das sessões serão Carla Cerqueira (investigadora do CECS/UM e docente da Universidade Lusófona de Lisboa), Filipa Subtil (investigadora e docente na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa), Orlando César (jornalista, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e formador no Cenjor), Sofia Branco (jornalista da Lusa e presidente do Sindicato dos Jornalistas) e Sónia Soares (ativista da União de Mulheres Alternativa e Resposta, investigadora do Observatório de Mulheres Assassinadas).
As inscrições são gratuitas e deverão ser formalizadas do seguinte modo:
Jornalistas e outros/as profissionais de comunicação, por e-mail para: avieira@cenjor.pt.
Estudantes e outras pessoas interessadas, por e-mail para: direcao@escs.ipl.pt
Será atribuído um certificado de participação a todo/as os/ presentes.
Para mais informações, contactar: Ana Cristina Vieira – tel.: 218 855 004.