Maria Barroso (1925-2015)
Maria Barroso (1925-2015)
Aos 90 anos, Maria de Jesus Barroso faleceu, esta madrugada, no Hospital da Cruz Vermelha.Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa; diplomada em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional, participou na fundação do Partido Socialista. Maria Barroso conhece Mário Soares, na Faculdade, com quem casa, em 1949, e de quem tem dois filhos, Isabel Barroso Soares e João Barroso Soares.
Maria de Jesus Simões Barroso Soares nasceu a 2 de maio de 1925, em Olhão. Na sua longa vida ativa destacam-se a sua prestação enquanto atriz (participou nos filmes Mudar de Vida, de Paulo Rocha, 1966; Benilde ou a Virgem Mãe, de 1975 e Amor de Perdição, de 1979, ambos de Manuel de Oliveira), ativista política e social (foi a única mulher a participar na fundação do Partido Socialista, em 1973, na Alemanha, sendo a sua militante nº. 6) e professora. Foi primeira-dama de Portugal de 1986 a 1996, esposa do presidente Mário Soares. Dos últimos cargos públicos desempenhados, salientam-se a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa e a direção da Pró-Dignitate, que ajudou a fundar.
Desde sempre, Maria Barroso manteve uma ligação próxima com a atividade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, sendo presença assídua nos eventos por esta realizados. A Pró-Dignitate – Fundação de Direitos Humanos é uma das ONG com assento no Conselho Consultivo desta instituição. Enquanto Vogal Efetiva, Maria Barroso compareceu com assinalável assiduidade às convocatórias deste órgão consultivo da CIG.