Projeto “(In)Formar para a Igualdade” promove formação para pessoal não docente em Loulé
No dia 21 de abril, teve lugar a última de 4 sessões de formação dirigidas ao pessoal não docente da EB1/JI Professor Manuel Martins Alves, em Loulé. Estiveram presentes 20 mulheres, que constituem a equipa de pessoal não docente. Esta equipa garante o apoio às atividades letivas, o funcionamento da Biblioteca Escolar, bem como o funcionamento de todas as outras atividades não letivas que decorrem nesta escola.
A formação, com a duração de 10 horas, desenvolveu-se em regime presencial e faz parte do percurso formativo dirigido a toda a comunidade da EB1/JI Professor Manuel Martins Alves no âmbito do projeto “(In)Formar para a Igualdade”. desenvolvido pela Câmara Municipal de Loulé em parceria com a CIG, a Universidade do Algarve e o Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita.
O projeto “(In)Formar para a Igualdade” terá a duração de 3 anos letivos e tem como principal objetivo integrar a Igualdade entre raparigas e rapazes de forma permanente e transversal nos diversos domínios da educação formal e não formal proporcionados pela EB1/JI Professor Manuel Martins Alves e pela sua cultura organizacional.
Isabel Cruz, da CIG, Teresa Alvarez, investigadora do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta e Helena Gomes, Conselheira Externa para a Igualdade na Vida Local, compõem a equipa de formação que realizou esta ação e que acompanhará o percurso formativo dos diferentes grupos de profissionais da escola até ao final do ano letivo de 2024/2025.
Trata-se de um projeto pioneiro e de uma experiência piloto, pois será o primeiro do ensino público em Portugal que usará, de forma plena, a metodologia “Whole School Approach”, preconizada pelo Ministério da Educação no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Parte do pressuposto de que a cidadania não se aprende apenas por processos retóricos, mas por processos vivenciais e considera a educação para a cidadania e para a igualdade “uma missão de toda a escola”, visando o envolvimento de docentes, pessoal não docente, professores e professoras das AECs, encarregados e encarregadas de educação e famílias, sendo os alunos e as alunas do pré-escolar e 1.º ciclo as crianças destinatárias finais.
O projeto passa ainda pela criação de ambientes educativos igualitários, nas salas de aula e em todos os espaços da escola, tornando a linguagem formal e informal verdadeiramente igualitária.