Projeto “(In)Formar para a Igualdade”: formação dirigia a toda a comunidade escolar teve início no dia 3 de abril
Teve início, no dia 3 de abril, o percurso formativo dirigido a toda a comunidade da Escola Básica com Jardim de Infância Professor Manuel Martins Alves, no âmbito do projeto “(In)Formar para a Igualdade”.
Este projeto que agora se inicia é desenvolvido pela Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), a Universidade do Algarve e o Agrupamento de Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita e terá a duração de 3 anos letivos.
Tem como principal objetivo integrar a igualdade entre raparigas e rapazes de forma permanente e transversal nos diversos domínios da educação formal e não formal proporcionados pela EB1/JI Professor Manuel Martins Alves e pela sua cultura organizacional.
A primeira sessão de formação, onde estiveram presentes 45 pessoas, dirigiu-se ao pessoal docente, não docente, direção do agrupamento, coordenação da escola básica e a pais e mães, numa perspetiva de envolver, desde o início, todas as pessoas da comunidade escolar neste projeto.
Isabel Cruz, técnica superior da CIG, Teresa Alvarez, investigadora do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta, e Helena Gomes, Conselheira Externa para a Igualdade na Vida Local, compõem a equipa de formação que acompanhará o percurso formativo dos diferentes grupos de profissionais da escola até ao final do ano letivo de 2024/2025.
Trata-se de um projeto pioneiro e de uma experiência piloto, pois será o primeiro do ensino público em Portugal que usará, de forma plena, a metodologia “Whole School Approach”, preconizada pelo Ministério da Educação, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
Parte do pressuposto de que a cidadania não se aprende apenas por processos retóricos, mas por processos vivenciais e considera a educação para a cidadania e para a igualdade “uma missão de toda a escola”, visando o envolvimento de docentes, pessoal não docente, professores e professoras das AECs, encarregados e encarregadas de educação e famílias, sendo os alunos e as alunas do pré-escolar e 1.º ciclo as crianças destinatárias finais.
O projeto passa ainda pela criação de ambientes educativos igualitários, nas salas de aula e em todos os espaços da escola, tornando a linguagem formal e informal verdadeiramente igualitária.