CIG lança novo espaço digital “Mostras para a Igualdade na Vida Local“
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) inaugura hoje, data em que se comemora o Dia Municipal para a Igualdade, o espaço digital: “Mostras de Igualdade na Vida Local”.
Este novo espaço, disponibilizado no site da CIG, é dedicado a disseminar e preservar recursos derivados de práticas autárquicas que incorporem uma perspetiva de género na vida local e concorram para a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – “Portugal + Igual” (ENIND) e respetivos Planos de Ação.
Os recursos divulgados são da inteira responsabilidade das respetivas autarquias promotoras e não representam necessariamente a posição da CIG.
Conheça aqui o novo espaço digital “Mostras para a Igualdade na Vida Local”.
Até ao momento, 42 autarquias já contribuíram para esta fase de lançamento, com 122 recursos derivados de práticas autárquicas documentadas.
Entre as autarquias participantes encontram-se:
- 41 Câmaras Municipais: Alijó, Almada, Amadora, Azambuja, Barcelos, Cadaval, Cascais, Castro Daire, Coimbra, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Góis, Gondomar, Guimarães, Horta, Lagoa (Algarve), Lisboa, Loulé, Loures, Maia, Matosinhos, Mealhada, Miranda do Douro, Monção, Monchique, Odemira, Oeiras, Ovar, Palmela, Portimão, Porto de Mós, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Reguengos de Monsaraz, Sesimbra, Setúbal, Valongo, Vila de Rei, Vila Nova de Gaia e Vila Real;
- 1 Junta de Freguesia: Junta de Freguesia de Canidelo (Vila Nova de Gaia).
Estão entre as principais categorias dos recursos que integram estas Mostras:
- Campanhas– A forma mais recorrente de ação, aparecendo em diversos formatos e áreas temáticas, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar para a igualdade de género e a não discriminação.
- Recursos lúdicos e educativos – Incluem materiais pedagógicos, jogos e atividades educativas voltadas para a conscientização em torno da igualdade e cidadania.
- Publicações – Guias, manuais, estudos e códigos de conduta são produzidos para disseminar boas práticas e orientar políticas públicas locais.
- Artes performativas e plásticas – Utilizadas como ferramentas de expressão e sensibilização, estas incluem teatro, música, dança, além de esculturas e outras artes visuais.
- Exposições– São criadas para divulgar e promover o conhecimento sobre igualdade e discriminação através de recursos visuais e interativos.
- Espaços dedicados à temática– Sites autárquicos e plataformas online são estabelecidos para abrigar e promover conteúdos e recursos voltados para a temática da igualdade.
- Prémios e concursos– Implementados para reconhecer e incentivar boas práticas em igualdade, cidadania e não discriminação.
As autarquias poderão continuar a enviar os seus recursos à CIG, que serão atualizados neste espaço digital ao longo do tempo.
Saiba como participar aqui: Mostras da Igualdade na Vida Local – CIG
O desafio está lançado! Participe!