Escritora sul-coreana Han Kang vence Nobel da Literatura 2024
A Academia Sueca, com sede em Estocolmo, anunciou, ao início da tarde de hoje, 10 de outubro, a atribuição do Prémio Nobel da Literatura 2024 à escritora sul-coreana Han Kang “pela sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
Desde que foi instituído, em 1901, o Prémio Nobel da Literatura, já distinguiu 120 pessoas (103 homens e 17 mulheres). Han Kang será a 18ª mulher.
Com esta atribuição, as mulheres escritoras atingirão os 14,87% na galeria dos prémios Nobel da Literatura.
A autora tem já obra traduzida em português, nomeadamente: “Lições de Grego”, “O Livro Branco”, “A Vegetariana” e “Atos Humanos”.
Para a Academia, « (…) a grande revelação internacional de Han Kang deu-se com o romance “A Vegetariana” livro escrito em três partes que “retrata as consequências violentas que se seguem quando a sua protagonista Yeong-hye se recusa a submeter-se às normas de ingestão de alimentos”.»
Filha de um muito conhecido escritor sul-coreano, Han Kang nasceu na cidade sul-coreana de Gwangiu, em 1970 e, aos nove anos, mudou-se com a família para Seul. Inicia a sua carreira com a publicação de uma série de poemas na revista “Literatura e Sociedade” (1993) e em prosa com a coletânea de contos “Amor de Yeosu”, (1995) a que se seguiram outros romances e contos.
Paralelamente à escrita, Han Kang dedicou-se à música e à arte o que, segundo a Academia, se reconhece na sua obra literária.