Ação de formação em Avaliação de Impacto de Género das Políticas Públicas
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), em conjunto, com a agência francesa para a cooperação técnica internacional, Expertise France, realizou, entre os dias 2 e 4 de outubro, a ação de formação Avaliação de Impacto de Género das Políticas Públicas.
Inserida no projeto Gender Mainstreaming in Public Policy and Budgeting, do qual a CIG é uma das autoridades beneficiárias, A formação, que se realizou no formato online, tem o objetivo de capacitar profissionais da administração pública, em metodologias para a incorporação da perspetiva de género nas políticas públicas.
Contou com uma audiência proveniente de diversas áreas da administração pública, designadamente das políticas ambientais, transição digital, educação e ciência, economia, administração interna, defesa, comissões parlamentares e municípios, estes últimos fortemente representados.
As pessoas participantes puderam ter acesso a novos conhecimentos e ferramentas metodológicas para o desenvolvimento da avaliação de impacto de género nas políticas públicas.
A ação de formação foi ministrada pela perita internacional, Alina Meyer, acompanhada pela perita nacional, Ana Sofia Fernandes, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.
Estes três dias de trabalho vão ser complementados com uma ação de formação presencial, baseada em casos práticos, e que decorrerá nos dias 9 e 10 de outubro, na Biblioteca Municipal de Alcântara, Lisboa.