Atleta Odete Fiúza fala sobre Jogos Paraolímpicos
Como forma de assinalar a realização dos Jogos Paraolímpicos Paris 2024, convidámos a atleta paraolímpica Odete Fiúza para mais um 1/2 Dose de Conversa.
Odete Fiúza, atleta paraolímpica na modalidade de atletismo, conversou com o Paulo Coelho, da CIG, e falou-nos do seu percurso enquanto atleta de alta competição com deficiência visual.
Ficámos a saber das suas necessidades especificas, como a necessidade de uma pessoa guia para poder correr, dos desafios que se lhe colocam diariamente, da falta de apoios e da desvalorização mediática do evento. Considera que os Jogos Olímpicos são um evento fraturado em dois, o que dificulta a ideia de inclusão. Contudo, não se sente na sua voz um desânimo, mas antes o vigor para continuar.
Com um extenso currículo na área do atletismo, é, atualmente, jurista no Instituto Nacional para a Reabilitação. Licenciada em Direito, tem também diversas Pós-graduações ligadas ao Direito Desportivo.
O seu currículo conta com 7 participações em Jogos Paraolímpicos, medalhas nas distâncias de 800, 1500 e 5000 metros, a classificação em 6.º lugar na maratona em Tóquio 2020. Participou em 12 campeonatos da Europa, 11 campeonatos do mundo e numa Taça do Mundo de Maratona, tendo conquistado 18 medalhas, entre as quais uma de ouro e batido um recorde do mundo na distância de 5000 metros nos Campeonatos de Mundo em 1998 em Madrid.
Muitas vezes, no fim do seu dia de trabalho, corre no Estádio Nacional 27 Km em pista.
Assista aqui à conversa e veja, ou reveja, outros episódios de 1/2 Dose de Conversa.