Odemira promove igualdade de género com concurso literário Três Marias
Odemira, Beja, 28 jun 2024 (Lusa) – As candidaturas estão abertas até 25 de agosto para a edição deste ano do concurso literário Três Marias, sobre a igualdade de género, promovido pela Câmara de Odemira (Beja), foi hoje anunciado.
Em comunicado, o município explicou que a iniciativa pretende incentivar a reflexão em torno da igualdade de género e vai premiar três obras inéditas, no estilo literário Conto.
A designação do concurso literário é uma homenagem ao livro “Novas Cartas Portuguesas”, da autoria de Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno, conhecidas como as “Três Marias”, indicou a autarquia.
“O livro que denunciou a repressão e a censura do regime do Estado Novo”, assim como os incidentes que a sua edição desencadeou, em plena ditadura, “constituiu um momento de grande significado na luta pela igualdade no nosso país, tendo-se tornado a primeira causa feminista internacional”, evocou.
As candidaturas estão abertas a todas as pessoas singulares, independentemente da sua nacionalidade, com idade igual ou superior a 18 anos.
Segundo o município, os concorrentes poderão entregar os seus trabalhos até dia 25 de agosto, com a indicação “Concurso Literário sobre Igualdade de Género” e acompanhados por ficha de inscrição, através do endereço de correio eletrónico igualdadegenero@cm-odemira.pt.
“As obras a concurso só poderão ser apresentadas em língua portuguesa e não podem ter sido premiadas em nenhum outro certame, nem estar com decisão pendente noutro concurso”, alertou a autarquia.
Cada concorrente poderá apresentar até um máximo de duas obras, sendo que, para cada uma delas, deverá ser atribuído um pseudónimo diferente.
As três melhores obras de Conto vão receber prémios de 2.000 euros (1.º lugar), 1.000 euros (2.º lugar) e 500 euros (3.º lugar).
A câmara divulgou ainda que a entrega dos prémios será efetuada no âmbito das comemorações do Dia Mundial para a Igualdade, que se assinala a 24 de outubro.
RRL // MAG
Lusa/Fim
Se é vítima de violência de género ou conhece alguém que o seja ou corra o risco de o ser, pode contactar a linha nacional de apoio 800 202 148 ou enviar sms para 3060. O serviço de informação, gratuito, anónimo e confidencial, funciona 24 horas por dia. Peça apoio. Denuncie.
Fonte: LUSA