A CIG esteve presente na Conferência Final da 2ª edição do Programa Novas Lideranças
No dia 4 de julho chegou ao fim a 2ª edição do Programa Novas Lideranças – Para um Desporto +Igual, com a realização da Conferência Final no Comité Olímpico de Portugal (COP).
A abrir a sessão estiveram a Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, que afirmou ser o combate contra “a discriminação e a desigualdade uma enorme prioridade. Estou certa de que haverá mais edições deste curso”, o secretário-geral do COP, José Manuel Araújo, que sublinhou ser “muito importante estarmos todos envolvidos neste projeto para um desporto de futuro” e a vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Sílvia Vermelho, que caraterizou o programa Novas Lideranças como “uma parceria muito valiosa para o IPDJ.”
No painel de abertura intervieram Marisol Casado, presidente da World Triathlon (WT) e membro da comissão Gender Equality, Diversity and Inclusion (GEDI), do Comité Olímpico Internacional (COI), e Pedro Dias, gestor na Unidade de Igualdade de Género e Inclusão do COI.
Marisol Casado tem desenvolvido, no âmbito da sua atividade de dirigente desportiva, estratégias para tornar o trabalho mais inclusivo e equitativo e deu testemunho disso no COP: “Há mais de 30 anos que estou dedicada à gestão do desporto e à igualdade de género. Infelizmente, somos muito poucas na liderança de federações internacionais”, constatou, explicando também como foi difícil o seu trajeto em Espanha, no tempo da ditadura franquista: “Fui das primeiras a correr de calções curtos, na rua, o que na altura era um pecado mortal.”
Pedro Dias afirmou que “a mudança vai acontecer”, no que toca à liderança do desporto no feminino e referiu-se a Paris 2024 como um tempo de mudança: “Vamos atingir um marco muito importante, pois pela primeira vez vamos ter o mesmo número de mulheres e de homens, nos Jogos Olímpicos.” Pedro Dias referiu ainda, com satisfação, que a calendarização das competições em Paris vai privilegiar as competições das mulheres, que deixarão de acontecer em horários marginais.
O grupo de formandas/os da 2ª edição, constituído por 18 pessoas (13 mulheres e 5 homens), apresentou em seguida os trabalhos desenvolvidos com o grupo de mentoras e mentores, em dois painéis moderados por Carla Rocha, a facilitadora e consultora em comunicação, que acompanhou todo o Programa.
Mónica Jorge, presidente da Comissão Mulheres e Desporto, do COP, fez a entrega dos diplomas. “Estou muito inspirada com o que levo das vossas apresentações, vocês são o futuro”, disse Mónica Jorge, dirigindo-se à equipa de jovens líderes que agora concluiu o programa Novas Lideranças.
Tendo em atenção as duas edições do Programa Novas Lideranças, foram diplomadas/os até ao momento, 32 jovens líderes (22 mulheres e 10 homens) que se dedicam a disseminar, no âmbito das suas organizações desportivas, a perspetiva da igualdade entre mulheres e homens no desporto.
A encerrar a sessão, José Manuel Araújo, secretário-geral do COP, anunciou a 3.ª edição do programa Novas Lideranças para 2025, e o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que abandonou a sua função de mentor no âmbito do programa para tomar posse no atual Governo, traçou objetivos de futuro: “Este programa visa coisas muito objetivas, que é ajudar a qualificar o nosso desporto, acrescentar competências, trazer mais mulheres. Nós precisamos de melhorar, ter mais gente a praticar desporto, nomeadamente as mulheres e também os deficientes. Precisamos muito aumentar a oferta se queremos ter mais gente a praticar desporto e também de ter mais oportunidades para que se pratique desporto”
Com apoio da Solidariedade Olímpica, o programa Novas Lideranças tem como um dos objetivos prioritário a “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda resposta ao objetivo de capacitar jovens dirigentes para a liderança de um desporto +igual, previsto nos instrumentos de política pública quer da CIG – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, quer do IPDJ – Plano Nacional de Juventude.
À semelhança da anterior, a 2ª edição do programa Novas Lideranças, foi uma iniciativa do Comité Olímpico de Portugal, numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude, com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres