Europeias: A esquerda e as mulheres têm de estar na segurança e defesa – Ana Gomes (C/ ÁUDIO)
*** Serviço de áudio disponível em www.lusa.pt ***
Coimbra, 06 jun 2024 (Lusa) – A antiga eurodeputada do PS Ana Gomes defendeu hoje que as áreas da defesa e da segurança são tão importantes que não podem ser deixadas apenas aos homens e à direita.
“Hoje mais do que nunca, obviamente, é uma questão que importa às mulheres. Aliás, é uma questão tão importante que não pode, de maneira nenhuma, ser deixada apenas aos homens e apenas à direita: a esquerda e as mulheres de esquerda têm que estar na segurança e defesa”, disse.
Ana Gomes falava num Encontro com Mulheres da Europa, no âmbito da campanha às eleições europeias, em Coimbra, em que participaram a cabeça de lista socialista às europeias, Marta Temido; a número dois da lista, Ana Catarina Mendes; a comissária europeia responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira; a presidente das mulheres socialistas, Elza Pais; e a eurodeputada, Maria Manuel Leitão Marques.
Segundo a antiga candidata presidencial, não é por acaso que “a agenda de Putin, que se coordena com a extrema-direita, tem por objetivo atacar os direitos das Mulheres na IVG [interrupção voluntária da gravidez] e não só”.
Já Marta Temido, que é natural de Coimbra, aproveitou para evidenciar que o voto das mulheres vai ser decisivo nestas eleições europeias.
“Está demonstrado que as mulheres que votam são as que menos votam e apoiam partidos mais extremistas, mais populistas”, afirmou.
CMM // SF
Lusa/Fim
Se é vítima de violência de género ou conhece alguém que o seja ou corra o risco de o ser, pode contactar a linha nacional de apoio 800 202 148 ou enviar sms para 3060. O serviço de informação, gratuito, anónimo e confidencial, funciona 24 horas por dia. Peça apoio. Denuncie.
Fonte: LUSA