Dia Internacional pela Saúde da Mulher | 28 de maio
Na data em que assinalamos o Dia Internacional pela Saúde da Mulher, sabemos que, em Portugal, e segundo dados de 2022, as mulheres vivem em média 25,4 anos de vida não saudável, mais 8,2 anos do que os homens.
Além disso, 47% das mulheres têm algum tipo de doença crónica ou problema de saúde prolongado, 5% a mais que os homens.
Cerca de 38,2% das mulheres apresentam limitações na realização de atividades devido a problemas de saúde, uma diferença de 9% em relação aos homens.
O Dia Internacional pela Saúde da Mulher, 28 de maio, foi instituído em 1987 durante o V Encontro Internacional Mulher e Saúde. Esta data visa mobilizar as pessoas a agirem pela saúde e pelos direitos sexuais e reprodutivos, garantindo serviços inclusivos, acessíveis e disponíveis.
É crucial reconhecer as especificidades da saúde da mulher, particularmente aquelas inerentes ao ciclo reprodutivo e ao impacto no sistema hormonal, assim como as que resultam do fato de ser mulher, como as infeções urinárias e o prolapso de órgãos pélvicos, que influenciam todos os outros sistemas corporais.
É também importante oferecer respostas adequadas às suas necessidades.
Apesar destas necessidades específicas, apenas 4% dos estudos de investigação e desenvolvimento em saúde são direcionados para a saúde da mulher.