LLYC lança ferramenta para detetar a parcialidade na informação sobre violência de género
A consultora LLYC lançou, no dia 7 de março, a ferramenta de Inteligência Artificial “The Purple Check”, orientada para a deteção do preconceito na linguagem.
A criação desta ferramenta surge a partir do relatório “Desfocadas: Como opinar e informar melhor sobre a violência de género”, elaborado com base na análise de 226,2 milhões de artigos de notícias gerais, 5,4 milhões de notícias sobre violência de género e 14 milhões de mensagens na rede social X relacionadas com esta temática nos 12 países onde a consultora está presente.
As principais conclusões do relatório apontam que:
- ainda há trabalho a fazer para que a cobertura mediática da violência de género cumpra adequadamente as regras deontológicas internacionais.
- os meios de comunicação sensibilizam e conscientizam duas vezes mais do que as redes sociais, que tendem a ser mais sensacionalistas
- 20% das notícias justificam as agressões.
- 1 em cada 6 notícias expõe dados pessoais, expondo dados pessoais que estas prefeririam evitar.
- O foco está nas vítimas e não nos agressores – sabemos muito sobre elas e pouco sobre o agressor.
Consulte o relatório completo e aceda à ferramenta “The Purple Check”.