Manuel Albano foi convidado pela Antena 1 para falar sobre Violência Doméstica
O Vice-Presidente da CIG foi um dos convidados do “Programa da Manhã”, da Antena 1, que hoje dinamizou uma conversa sobre a temática da Violência Doméstica, na qual participaram ainda Carla Ferreira, da APAF, e João Redondo, Coordenado Regional de Saúde Mental da Administração Regional de Saúde do Centro.
Manuel Albano sublinhou o trabalho que tem sido feito no terreno, recordando as 200 estruturas de apoio à vítima existentes em todo o território nacional, onde, em 2022, foram atendidas cerca de 20 mil pessoas, num total de 140 mil atendimentos.
Destacou ainda a aposta que tem sido feita na capacitação de profissionais, bem como a criação de redes de proximidade que permitem, localmente, apresentar melhores repostas de apoio às vítimas.
O Vice-presidente da CIG recordou ainda os dados do Estudo Nacional sobre Violência no Namoro, recentemente apresentado, para deixar um alerta em relação à elevada percentagem de aceitação de algumas formas de violência por parte da população jovem, indicando um caminho de intervenção para uma mudança de mentalidade em relação à forma como se encaram os atos de violência.
Por sua vez, Carla Ferreira realçou o aumento das denúncias registadas na APAF, frisando que 76% são de violência doméstica, praticada numa relação de intimidade atual ou passada.
À semelhança das restantes intervenções, João Redondo salientou a importância do trabalho em rede por parte das várias entidades envolvidas, evitando desta forma que a vítima tenha de repetir a sua história por onde vai passando, e destacou o papel dos cuidados de saúde primários, que considera fundamental nesta matéria.