Programa “NOVAS LIDERANÇAS | PARA UM DESPORTO +IGUAL” teve início este fim de semana em Évora
O primeiro workshop do Programa Novas Lideranças 2023/24 realizou-se este fim-de-semana na Pousada da Juventude de Évora com as primeiras sessões de trabalho que envolveram a equipa de coordenação e formação e o grupo de formandos e formandas.
Do programa desenvolvido ao longo de dois dias fizeram parte sessões dedicadas à comunicação, levadas a cabo por Carla Rocha, apresentadora de rádio e consultora na área da comunicação, a partilha da “A experiência New Leaders e os objetivos de IG do Comité Olímpico Internacional”, por Pedro Dias, IOC Gender Equality & Inclusion Manager, as preleções sobre a “Igualdade formal entre Mulheres e Homens”, por Teresa Alvarez e Isabel Cruz, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e ainda a entrevista a Teresa Silva, Vice-Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Presidente da sua organização-membro, a Rede de Jovens para a Igualdade.
A coordenadora do programa Filipa Cavalleri, Presidente da Comissão Mulheres e Desporto do COP, garantiu a ligação entre todas as pessoas presentes, as temáticas, as tarefas e atividades realizadas.
Estiveram presentes 5 formandos e 14 formandas, num total de 19 jovens líderes de organizações desportivas que estão a dar os primeiros passos na construção de um Plano de Ação para a sua organização alinhado com os Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024, do Comité Olímpico Internacional (COI).
O elevado nível de formação e de experiência evidenciados pelas/os formandas/os permitiu diálogos e partilhas sobre a temática da igualdade entre mulheres e homens no desporto bastante aprofundados, criando expectativas muito positivas quanto ao cumprimento dos objetivos traçados para este Programa.
Este foi o primeiro de três workshop do Programa Novas Lideranças, que decorrerá até julho de 2024, com a realização de uma conferência final.
O programa pretende capacitar jovens dirigentes para uma liderança que integre a perspetiva da igualdade entre mulheres e homens, que responda aos desafios do século XXI e que ajude a mudar a realidade do desporto em Portugal.
De igual modo se propõe contribuir para a concretização do compromisso de ação do mandato da atual direção do COP 2022-2025, objetivo prioritário – “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda uma medida inscrita nos instrumentos de política pública quer do IPDJ – Plano Nacional de Juventude, quer da CIG – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.
É promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com o apoio da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.