Já arrancou a 2.ª edição do programa “Novas Lideranças | Para um Desporto+Igual”
Arrancou esta quarta-feira no Comité Olímpico de Portugal (COP) a 2.ª edição do programa de formação e mentoria “Novas Lideranças | Para um Desporto+Igual”, dirigido a jovens dirigentes desportivos que pretendam desenvolver as suas competências de liderança, integrando a igualdade entre mulheres e homens como uma prioridade na agenda de boa governação das suas organizações desportivas.
Na abertura intervieram José Manuel Araújo, secretário-geral do COP, Isabel Cruz, em representação da Comissão Cidadania e Igualdade de Género (CIG), e Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A apresentação do Programa 2023/2024 esteve a cargo da coordenadora, Filipa Cavalleri, que é presidente da Comissão Mulheres e Desporto do COP. Da equipa de coordenação fazem parte também Cristina Almeida e Maria Machado (Departamento de Estudos e Projetos do COP); Teresa Alvarez e Isabel Cruz (CIG); Maria João Filipe e Cristina Teixeira (IPDJ).
Flávio Martins (mentor), Renata Baptista (formanda), Elisabete Jacinto (mentora) e André Queirós (formando) falaram do que foi o processo de mentoria do Programa 2022/2023.
Finalmente foram apresentados os mentores da 2.ª edição do Novas Lideranças:
- Ana Vital de Melo, Vice-Presidente Federação Portuguesa Kickboxing e Muaythai, membro da Comissão Mulheres e Desporto do COP
- André Queirós, Gestor de Operações de Eventos, foi Diretor-Geral Grupo IdealKorpus, jovem líder participante da 1.ª edição do programa
- Cecília Carmo, Diretora de Comunicação na Farol do Monte, foi Diretora do COP
- Elisabete Jacinto, membro da Comissão Mulheres e Desporto do COP
- Fernando Parente, Diretor na Federação Internacional de Desporto Universitário
- Flávio Martins, Diretor de Serviços da Direção Regional do Desporto dos Açores
- João Paulo Almeida, Diretor-Geral do Comité Olímpico de Portugal
- Pedro Dias, Diretor Executivo da Federação Portuguesa de Futebol
- Sílvia Vermelho, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP
- Renata Baptista, Presidente IPPON Karaté Portugal, jovem líder participante da 1ª edição do programa
O programa “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual”, de frequência gratuita, decorrerá até julho de 2024, sendo composto por três workshops em regime de internato, sessões de mentoria e uma conferência final.
O grupo de formandos é constituído por 20 participantes que terão oportunidade de definir planos de ação concretos para as suas organizações desportivas, alinhados com os “Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024” do Comité Olímpico Internacional (COI) e contribuindo, desta maneira, para uma cultura de mudança no desporto em Portugal.
O programa “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual” pretende criar uma rede de líderes com capacidade para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, cuja liderança assente em valores como o da igualdade entre mulheres e homens. Ao mesmo tempo pretende desenvolver o conhecimento da tomada de decisão no desporto para alcançar uma boa governação e aumentar o número de mulheres em posições de decisão no desporto, a nível local, regional e nacional.
O programa Novas Lideranças é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com o apoio da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Propõe-se contribuir para a concretização do compromisso de ação do mandato da atual direção do COP 2022-2025, objetivo prioritário – “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda uma medida inscrita nos instrumentos de política pública quer do IPDJ – Plano Nacional de Juventude, quer da CIG – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.