CIG Promove Sessões de Trabalho sobre Prevenção Primária da Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género promoveu três sessões de trabalho nos dias 7, 11 e 19 de dezembro, com foco na disseminação e compreensão do “Guia de Requisitos Mínimos para Programas e Projetos de Prevenção Primária da Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica”.
As sessões foram dirigidas à Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e à Administração Pública.
O principal objetivo dessas reuniões foi proporcionar um espaço de reflexão e partilha sobre a importância estratégica do trabalho na dimensão da prevenção primária. As e os participantes foram incentivados a analisar o Guia e a considerar a sua aplicação prática nos Programas e Projetos de Prevenção Primária na área da Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica.
Os objetivos específicos das sessões foram delineados da seguinte forma:
- Disseminar o Guia:
- Assegurar que o Guia de Requisitos Mínimos seja amplamente conhecido e compreendido pela Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e pela Administração Pública.
- Capacitar Entidades e Profissionais:
- Proporcionar capacitação efetiva para a conceção, implementação e avaliação de Programas e Projetos de Prevenção Primária, visando a eficácia e eficiência na abordagem da Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica.
- Sensibilizar para o Fortalecimento dos Fatores de Mudança Social e Cultural:
- Consciencializar as e os participantes sobre a necessidade de fortalecer os fatores de mudança social e cultural por meio da prevenção primária, para reduzir assimetrias relacionais e de género, promovendo uma maior consciência crítica em relação aos direitos fundamentais de cada pessoa.
Estas sessões desempenharam um papel crucial na promoção de uma abordagem holística e preventiva na luta contra a Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica.
Ao capacitar as e os profissionais e sensibilizar para a importância da prevenção primária, a CIG busca contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.