“A Escolinha em viagem para a Igualdade”
“A Escolinha em viagem para a Igualdade” é um projeto-piloto que se desenvolveu numa escola do pré-escolar e 1º ciclo de Lisboa, entre 2018 e 2022, sob a coordenação da CIG em parceria com o estabelecimento de ensino Escolinha e a Escola Superior de Educação de Setúbal.
O projeto inicia-se no ano em que a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) entrou em vigor e constitui uma resposta ao desafio da whole school approach lançado por esta Estratégia. Ao longo de 4 anos letivos, numa relação de grande proximidade e de contacto regular com e entre toda a comunidade educativa, procurou-se integrar e tranversalizar a igualdade de género na cultura organizacional da escola, no currículo, nas práticas coletivas, nas dinâmicas quotidianas, nos ambientes e nas interações com e entre crianças, profissionais e famílias.
Esta publicação dá conta do que foi, como se desenvolveu e que resultados imediatos obteve o projeto-piloto “A Escolinha em viagem para a Igualdade”.
Fundamentação jurídica e estatística é a última das publicações deste projeto e nela se sistematiza um dos seus principais alicerces: o enquadramento legal, nacional e internacional, que pauta a ação das direções das escolas e das e dos profissionais e que situa e consubstancia a missão da escola, bem como o conhecimento da realidade social que nos é dada pela recolha e atualização regular dos dados estatísticos e pelos relatórios produzidos pelos organismos e estruturas nacionais, internacionais e europeias.
Os resultados do Projeto foram já publicados pela CIG e consistem em:
- Argumentário sobre as situações educativas problemáticas vivenciadas pelo conjunto de profissionais da escola, ao longo dos quatro anos, com as reflexões e respostas suscitas por cada uma delas;
- O que se considerou serem Práticas de Referência coletivas que a escola foi reforçando, ampliando, alterando, introduzindo e que foram sendo apropriadas por todos os elementos da escola;
- Algumas Linhas de Orientação relativas às condições que se considerou terem sido fundamentais para o sucesso do projeto.