OSCE dinamizou workshop em articulação com a CIG
Ocorreu nos dias 11 e 12 de dezembro, na cidade do Porto, um workshop organizado pela OSCE – Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, em articulação estreita com a Delegação Regional do Norte da CIG, que teve como temática “Unconditional access to services for victims of trafficking in human beings”.
Este workshop, que contou com a participação de diversas entidades inseridas na Rede Nacional de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico (RAPVT), teve como objetivo reforçar a importância da lógica subjacente «à via social» para a identificação e assistência das vítimas de TSH.
Pretendeu igualmente refletir e identificar possíveis medidas práticas necessárias para implementar um efetivo mecanismo da «via social» e garantir que todas as vítimas de tráfico obtenham acesso imediato e incondicional à proteção e à assistência a longo prazo.
Para tal, foram criados ao longo desses dois dias, Grupos de Trabalho que contribuíram para refletir e aprofundar mecanismos de intervenção céleres que promovessem uma abordagem centralizada única e exclusivamente na vítima de tráfico de seres humanos.