Prémio Defesa Nacional e Igualdade
Sandra Ribeiro, Presidente da CIG, participou hoje na Cerimónia de entrega do 4º, que reconhece as entidades que se evidenciem pela promoção da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e na sociedade, na formação profissional e na conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, e pela adoção de princípios e medidas eficazes e positivas na prevenção e combate à discriminação.
A Presidente da CIG moderou a Mesa Redonda “Conciliação: Desafios nas Forças Armadas”, na qual se refletiu sobre as seguintes questões:
De que forma os desafios relacionados com o equilíbrio entre a carreira militar e a vida pessoal afetam de maneira desigual homens e mulheres nas Forças Armadas, e como podemos trabalhar para criar políticas que apoiem ambos os géneros de forma equitativa?
Como estão a ser geridas as políticas de conciliação nas Forças Armadas para melhor corresponder às necessidades dos militares, considerando as especificidades da carreira militar? Que desafios tal representa?
Quais são os principais desafios enfrentados pelos membros das Forças Armadas no que diz respeito à parentalidade, e de que forma podemos desenvolver medidas de apoio que facilitem a conciliação entre as responsabilidades familiares e as obrigações militares?
Que medidas é que estão a ser pensadas a nível dos Ramos no que diz respeito à conciliação? Poderão algumas destas medidas ser consubstanciadas/apoiadas por um enquadramento legal a propor?