Mercadoria Humana 4 – Projeto de sensibilização em Tráfico de Seres Humanos
O projeto Mercadoria Humana 4 – Projeto de sensibilização em Tráfico de Seres Humanos promovido pela Saúde em Português foi aprovado pelo Júri nacional e remetido para a organização do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade (European Crime Prevention Award – ECPA).
A European Crime Prevention Network (Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade – REPC) é responsável pela realização anual de uma Conferência de Boas Práticas, na qual é atribuído o “Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade” (European Crime Prevention Award – ECPA), o que contribui para o intercâmbio das melhores práticas de prevenção da criminalidade na UE e destaca o êxito da prevenção da criminalidade em toda a Europa.
No presente semestre e sob os auspícios da Presidência espanhola, o tema selecionado foi a “A prevenção do tráfico de seres humanos para efeitos de exploração laboral e outros tipos de exploração”, devendo os projetos apresentados centrarem-se na prevenção dos crimes de exploração laboral e de outras formas de exploração relacionada com o tráfico de seres humanos.
Nesse sentido, e depois de validação de um júri nacional, Portugal apresentou a concurso o projeto “Mercadoria Humana 4 – Sensibilização para o Tráfico de Seres Humanos”, desenvolvido pela Associação Saúde em Português. O projeto “Mercadoria Humana 4” (MH4) corresponde à 4ª edição desta intervenção, que decorreu de 2019 a 2022 no âmbito do programa POISE/ Portugal 2020. A missão da intervenção desta associação foi desvendar este fenómeno, promover o conhecimento e disseminar informação para prevenir a potencial vitimização, a vitimização repetida, capacitar os profissionais para reconhecer potenciais vítimas, denunciar casos, prevenir a vitimização secundária, e alertar a sociedade para a sua responsabilidade individual e coletiva no combate a este este crime.
Os projetos a concurso e o vencedor serão conhecidos durante a Conferência Anual que decorrerá de 13 a 14 de dezembro de 2023, em Valência, Espanha.
Fonte: SGMAI