Investigadora María Ángeles Durán lançou autobiografia
“Uma vida e vinte fragmentos” é o título da autobiografia lançada recentemente por María Ángeles Durán, uma obra na qual a investigadora espanhola partilha alguns dos momentos mais marcantes da sua vida, em termos pessoais e profissionais.
Com uma vasta colaboração com a CIG, a autora participou recentemente, enquanto oradora, no seminário final do projeto “Interceções II: igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento”, tendo sido convidada a falar sobre as temáticas do cuidado e do trabalho não remunerado.
Entre outros aspetos, a autora recorda a visão do mundo que lhe foi transmitida no seio familiar, relembra a sua juventude, marcada pela morte do pai e pela sua incorporação numa Universidade fervilhante de desejo de mudança, bem como a forma como procurou renovar a ciência, abrindo espaço para mulheres em todas as áreas do conhecimento.
A autobiografia é ainda acompanhada com uma seleção de publicações sobre a desigualdade, a situação social das mulheres, o trabalho não remunerado, o planeamento urbano, a renovação da ciência e os cuidados.