“Referencial para a Segurança, a Defesa e a Paz” chega aos Açores
A presidente da CIG, Sandra Ribeiro, participou esta terça-feira, dia 10 de outubro, em representação da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, na cerimónia de assinatura dos protocolos de cooperação para a implementação do “Referencial para a Segurança, a Defesa e a Paz” na Região Autónoma do Açores.
A iniciativa, que tem por objetivo a difusão de uma cultura de segurança, defesa e paz junto da população jovem, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, resulta da colaboração entre os Ministérios da Defesa Nacional, da Educação e da Coesão Territorial, da Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações, do Governo Regional dos Açores e respetivos municípios.
Decorrendo no contexto da educação para a cidadania, a ações a desenvolver pretendem promover uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos direitos humanos e a valorização de conceitos e valores de cidadania democrática.
A sessão, que decorreu na cidade de Ponta Delgada, tendo contado com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, da Ministra da Defesa Nacional, do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, da Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais do Governo Regional dos Açores e da Subdiretora Geral de Educação.
Na sua intervenção da presidente da CIG que salientou o “forte compromisso” entre as várias entidades envolvidas, evidenciando “a importância dos órgãos e estruturas da defesa para a afirmação e proteção dos direitos fundamentais, onde se integra a promoção da igualdade e não discriminação, num projeto que é de todas as pessoas, para todas as pessoas, ao serviço do país e, particularmente, das gerações mais jovens”.
Além da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, na concretização desta ação estão ainda envolvidos o Instituto de Defesa Nacional, a Direção-Geral da Educação, a Coesão Territorial, o Governo Regional do Açores e os respetivos municípios.