Presidente da CIG realça o trabalho da presidente da CE na área da igualdade
Sandra Ribeiro, Presidente da CIG, comentou esta quarta-feira, dia 13 de setembro, no Fórum TSF, o apelo de Ursula von der Leyen, no discurso sobre o estado da União Europeia.
Elencando algumas das prioridades para o seu último ano de mandato, a Presidente da Comissão Europeia defende uma Europa com mais igualdade de género, salários equilibrados entre homens e mulheres e que intensifique o combate à violência contra as mulheres.
No seu comentário, a Presidente da CIG realçou o trabalho da presidente da Comissão Europeia na promoção da Igualdade e não discriminação, nomeadamente pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Reconheceu Ursula von der Leyen como uma feminista que defende a implementação de políticas públicas intersecionais.
Destacou o seu trabalho
- na adesão da EU à convenção de Istambul;
- na aprovação das diretivas da representatividade equilibrada de mulheres e homens em cargos de direção e transparência salarial (um instrumento essencial para a prevenção do gender pay gap);
- na proposta da diretiva da violência doméstica e violência de género, que visa a criminalização de qualquer ato de violência sexual que não tenha consentimento.