Dados trimestrais de crimes de violência doméstica – 2.º Trimestre de 2023
Estão publicados, no Portal da Violência Doméstica, os Indicadores Estatísticos relativos aos crimes cometidos em contexto de violência doméstica e homicídios voluntários em contexto de Violência Doméstica, respeitantes ao período de abril a junho de 2023.
A Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica acolheu 1450 pessoas. Destas, 52. 2% eram vítimas adultas, e 47.8% eram dependentes a cargo (maioritariamente crianças e jovens que, por questões de segurança, acompanharam as suas mães). Das vítimas adultas acolhidas, 98% eram mulheres e 2% eram homens.
Foram realizados transportes de 462 vítimas para acolhimento e estiveram ativas 4836 medidas de proteção por teleassistência no âmbito do crime de violência doméstica.
Neste período registaram-se 7877 ocorrências participadas à PSP e à GNR, foram aplicadas 1159 medidas de coação no âmbito do crime de Violência Doméstica e integradas em programas para agressores 2438 pessoas.
Neste trimestre, registaram-se 7 vítimas (mulheres) de homicídio voluntário em contexto de Violência Doméstica. Desde o início do ano de 2023, registam-se 12 vítimas (10 mulheres, 1 homem e 1 criança).
Informação disponível em https://www.cig.gov.pt/area-portal-da-violencia/portal-violencia-domestica/indicadores-estatisticos/.