OMS e Unicef defendem apoios à amamentação no trabalho
Melhorar o apoio e a proteção da amamentação no ambiente de trabalho é o lema da Semana Mundial do Aleitamento Materno, efeméride que é assinalada entre os dias 1 e 7 de agosto.
Em declaração conjunta, a OMS – Organização Mundial da Saúde e a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, defendem políticas laborais que sejam favoráveis ao aleitamento materno, que consideram ser essencial ao desenvolvimento das crianças e proteção contra doenças.
As agências defendem que criação de um ambiente mais favorável para as mães, permite reduzir o absentismo laboral relacionado com a maternidade, aumentar a retenção das trabalhadoras e reduzir os custos de contratação e preparação de novos funcionários.
A OMS e a Unicef afirmam que, nos últimos 10 anos, verificou-se um aumento significativo no aumento das taxas de aleitamento materno exclusivo, mas consideram ser possível atingir um crescimento ainda maior, garantindo que a amamentação seja protegida e apoiada, particularmente no local de trabalho.
A meta estabelecida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas é atingir 70% até 2030.
Notícia completa: https://news.un.org/pt/story/2023/08/1818412