CIG participa no Seminário “Alto Alentejo + Igualdade”
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) participou Seminário “Seminário Alto Alentejo + Igualdade, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, que decorreu, em formato online, no dia 29 de junho de 2023, tendo sido representada por Isabel Rosinha, Técnica Superior desta Comissão.
A sessão foi iniciada pelo Presidente da CIM do Alto Alentejo, Hugo Hilário, que enquadrou o contexto deste seminário, que decorre da candidatura financiada ao abrigo do Programa POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, para a tipologia de Operações para Apoio técnico à elaboração, monitorização da execução e avaliação dos planos para a igualdade, que tem a CIG como organismo intermédio e que contribuiu para que os 15 Municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal elaborassem Planos Municipais para a Igualdade Não Discriminação, que decorrem entre 2023 e 2026: Elvas; Monforte; Avis; Campo Maior; Crato; Gavião; Marvão; Nisa; Sousel; Alter do Chão; Castelo de Vide; Fronteira; Portalegre; Ponte de Sor e Arronches.
No primeiro painel, Isabel Rosinha da CIG desenvolveu o tema “Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação e Políticas Locais”. O painel seguinte, com o título “O percurso até à implementação dos Planos Municipais para a Igualdade e a não Discriminação” contou com a intervenção da empresa Bizfuture. De seguida, Ana Cardoso da Câmara Municipal de Évora, fez uma intervenção em torno da partilha de boas práticas na área da igualdade e a não discriminação. Seguiu-se Fernando Rebola, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre e Ana Costa, Subdiretora do Instituto de Segurança Social de Portalegre, que apresentaram uma reflexão sobre o tema “A igualdade e a não Discriminação: Perspetivas e Desafios”. A sessão foi encerrada pelo Primeiro Secretário da CIM do Alto Alentejo, Carlos Nogueiro.
A candidatura financiada ao abrigo do POISE e o Protocolo para a Igualdade e Não- Discriminação celebrado entre a CIG e as 15 Câmara Municipais que integram a CIM do Alto Alentejo, contribuem para a territorialização dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030, através das medidas de política pública para a igualdade que integram os Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação que vão decorrer durante os próximos 4 anos nesta região.