Mensagens anti-LGBTQI+ nas redes sociais cresceram quase 185% em Portugal desde 2019
De acordo com o Relatório Pride 2023 da consultora LLYC divulgado no dia 21 de junho, o número de mensagens anti-LGBTQI+ nas redes sociais em Portugal aumentou 184,85% nos últimos quatro anos, enquanto as mensagens de apoio diminuíram 12,05%.
O documento refere que “entre as principais narrativas promotoras dos portugueses destacam-se o apoio à comunidade LGBTQI+ através de menções acerca do apoio que artistas, meios de comunicação e séries dão à comunidade LGBTQI+”.
Acrescenta que há também mensagens que incentivam a denúncia de comentários homofóbicos nas redes sociais, promovendo a tolerância, a liberdade e o apoio, bem como críticas à homofobia internalizada na Igreja.
Entre as principais narrativas depreciativas, destacam-se comentários de oposição por parte de utilizadores que se posicionam contra a comunidade através da utilização do conceito de “ideologia de género”.
Este Relatório analisou mais de 169 milhões de publicações nas redes sociais nos 12 países onde está presente a empresa de consultadoria (10 na América – Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Equador, Panamá e República Dominicana e dois na Europa – Espanha e Portugal) e em termos globais o discurso de ódio anti-LGBTQI+ registou um aumento 9,4% com uma diminuição de 41,25% nas mensagens de apoio.
Com o objetivo de contrariar esta tendência de crescimento de mensagens negativas, a LLYC está a lançar a campanha “Rainbot”, o “primeiro bot (programa informático automático) que transforma tweets odiosos em pequenos poemas de amor e apoio que celebrem a diversidade através da utilização da Inteligência Artificial generativa”.