Programa Novas Lideranças realizou último workshop em Setúbal
O programa Novas Lideranças realizou nos dias 17 e 18 de junho, o seu terceiro e último Workshop, desta vez em Setúbal. O principal objetivo deste último momento de formação foi a capacitação do grupo de jovens líderes para identificar e mobilizar competências de liderança.
Estiveram presentes como formadoras:
- Ana Bispo Ramires, Psicóloga Clínica e Mestre em Psicologia Desportiva, dedicada atualmente ao estudo do cruzamento entre a saúde mental e a performance de excelência
- Inês Franco Alexandre, fundadora do They Lab e do Movimento Transformers, Top 100 Women in Social Enterprise 2022 pela Comissão Europeia, assessora de Inovação no Gabinete da Ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, para falar da experiência de mobilizar competências de liderança.
Carla Rocha, facilitadora do programa, trabalhou com a equipa de jovens líderes na preparação dos seus pitchs, ou seja, das apresentações sobre os seus planos de ação destinadas às respetivas organizações desportivas, as quais receberam também os comentários e sugestões da equipa de coordenação, nomeadamente de Isabel Cruz e Teresa Alvarez, da CIG, no que se refere às orientações do Comité Olímpico Internacional relativas à igualdade de género. Estas apresentações terão lugar na Conferência final, que decorrerá no próximo dia 20 de julho, no Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana.
Filipa Cavalleri, coordenadora do Programa, e demais membros da equipa de coordenação, Cristina Almeida e Maria Machado, do Comité Olímpico de Portugal, e Maria João Filipe e Cristina Teixeira, do Instituto Português do Desporto e Juventude, garantiram mais uma vez, que o fim de semana de formação fosse repleto de partilha e de aprendizagens, elementos fundamentais para a formação de novos líderes para Mudar o Jogo em Portugal!
O programa Novas Lideranças
Com apoio da Solidariedade Olímpica, o programa Novas Lideranças propõe-se a contribuir para a concretização do compromisso de ação do mandato da atual direção do COP 2022-2025, que tem como um dos objetivos prioritário a “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda resposta ao objetivo de capacitar jovens dirigentes para a liderança de um desporto +igual previsto nos instrumentos de política pública quer da CIG – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, quer do IPDJ – Plano Nacional de Juventude.
O programa Novas Lideranças é uma iniciativa do Comité Olímpico de Portugal, com o apoio da Solidariedade Olímpica, numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude, com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres .