Suécia acolhe conferência de alto nível sobre a igualdade de direitos das pessoas LGBTI
Hoje, dia 12 de abril, representantes de todos os países da União Europeia (UE) reuniram em Estocolmo para identificar e partilhar experiências do seu trabalho de promoção dos direitos e oportunidades das pessoas LGBTI. Sandra Ribeiro, presidente da CIG, representou Portugal nesta conferência.
Na UE, a igualdade de tratamento e a não discriminação são direitos fundamentais. Infelizmente, as pessoas LGBTI estão sujeitas a discriminação, violência e ameaças em toda a Europa. A Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da UE – juntamente com os Estados-Membros – têm a responsabilidade conjunta de salvaguardar os direitos fundamentais e assegurar a igualdade de tratamento e a igualdade para todos.
O objetivo da conferência é destacar o que foi feito para implementar a estratégia 2020-2025 da UE para os direitos das pessoas LGBTI. Ao mesmo tempo, partilhar boas práticas e identificar as melhorias possíveis de introduzir nesta estratégia, para tornar o trabalho mais eficaz até 2025.
“Ao reunir especialistas com diferentes formações e experiências que trabalham nestas questões, queremos unir forças para reforçar os esforços para a igualdade de direitos e oportunidades das pessoas de LGBTIQ. Espero que as discussões façam avançar este trabalho”, disse a Ministra Sueca para a Igualdade de Género e Vida Profissional, Paulina Brandberg.
“Inquéritos da Agência dos Direitos Fundamentais mostram que ainda vemos problemas recorrentes que impedem as pessoas LGBTIQ de usufruir dos seus direitos fundamentais. Como União, precisamos de confirmar a todas as pessoas LGBTIQ que não podemos aceitar isto. Nos últimos três anos, temos vindo a implementar a primeira estratégia LGBTIQ de sempre” diz a Comissária da UE para a Igualdade, Helena Dalli.
Assista à gravação da conferência