Educar para a igualdade entre raparigas e rapazes | CIG forma 135 técnicas/os de autarquias
Decorreu no dia 21 de março uma sessão de formação temática dirigida aos municípios sobre “Educar para igualdade social entre raparigas e rapazes: desafios e linhas de intervenção a nível local”, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, tendo tido como formadora Teresa Alvarez
Com uma carga horária de 3 horas, a sessão contou com a presença de 135 pessoas (122 do sexo feminino e 13 do sexo masculino), provenientes de 52 municípios representados (incluindo das Regiões Autónomas) e de 1 Comunidade Intermunicipal. Com uma forte presença de Conselheiras/os para a Igualdade e elementos das Equipas para a Igualdade na Vida Local nomeadas pelos Municípios, estiveram representados sobretudo serviços autárquicos com intervenção na área da educação.
Esta sessão teve como principal objetivo contribuir para a integração da igualdade entre homens e mulheres nas políticas públicas locais, acentuando a compreensão da importância da educação nesta área através da identificação de linhas de intervenção a nível local, promotoras da educação para igualdade social entre raparigas e rapazes, e da partilha e do conhecimento de recursos educativos promotores da igualdade, produzidos pela CIG e destinados à área da educação.
Esta foi a 2ª sessão realizada em 2023 no âmbito da oferta formativa da CIG para Municípios, que integra o Plano de Formação para o ano em curso. Em janeiro teve lugar o curso de Formação Online sobre Igualdade de Género e Não-Discriminação, promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, dirigido a Municípios com Protocolo de Nova Geração celebrado com a CIG.
A CIG dá assim continuidade ao apoio formativo que tem vindo a prestar aos Municípios na operacionalização de políticas públicas locais para a igualdade entre mulheres e homens, naquele que é papel impulsionador dos Municípios, enquanto agentes de desenvolvimento e entidades privilegiadas para a concretização de ações e medidas que permitam a territorialização dos objetivos da ENIND.
Em caso de interesse, alguns dos principais recursos educativos promotores da igualdade entre rapazes e raparigas podem ser consultados nas páginas web da CIG relativas aos Guiões de Educação produzidos para os diferentes ciclos de escolaridade, às Interseções entre Igualdade e Desenvolvimento, aos recursos destinados ao pré-escolar e 1º ciclo e a Prémios e Concursos.