Direção da CIG em audição parlamentar
A Direção da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género compareceu, no dia 16 de março, para a audição na Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação (Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias) a requerimento do partido CHEGA, sobre o aumento dos casos de violência no namoro em Portugal.
A CIG clarificou a evolução dos números de ocorrências feitas a ambas as Forças de Segurança desde que a violência no namoro passou a ser criminalizada, em 2013.
Foi anda debatido o papel da educação na socialização das crianças e jovens para uma cultura de igualdade, não discriminação e tolerância zero à violência nas relações de intimidade, incluindo a violência no namoro.
Foram apresentados os projetos que nos últimos anos têm estado a ser implementados junto de crianças e jovens em todo o território nacional, com vista a prevenir a sensibilizar para esta problemática, bem como as principais medidas plasmadas no próximo Plano de Ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica 2023-2026 sobre esta matéria.
Sobre esta temática foram ainda convocadas para audição a União de Mulheres Alternativa e Resposta -UMAR, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV, da Associação de Mulheres Contra a Violência – AMCV, da Guarda Nacional Republicana – GNR, da Polícia de Segurança Pública – PSP, e a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.