Rosa Monteiro vence Prémio Maria Barroso
A professora universitária, e anterior Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, foi a vencedora da 3.ª edição do Prémio Maria Barroso, atribuído pela Câmara Municipal de Lagoa.
Segundo o presidente da Autarquia Luís Encarnação, a escolha de Rosa Monteiro justifica-se pelo facto de se tratar uma personalidade que tem dado “um relevante contributo, reconhecido publicamente, no domínio da igualdade de género em respeito pelos direitos humanos”.
Rosa Monteiro reconheceu que, ao longo do último meio século, foram conseguidos “avanços não lineares ou sequer tranquilos, em que a luta pelo reconhecimento da desigualdade se foi fazendo a custo e hoje nos parece, anacronicamente e novamente, tão mais difícil de consolidar”. Na sua opinião estamos “numa encruzilhada, com falta de soluções para um crise que é de desigualdade e de cuidados”.
Numa mensagem enviada à Câmara Municipal de Lagoa, a presidente da CIG reconheceu o trabalho que o Município tem feito em prol da igualdade e lembrou o legado que Rosa Monteiro deixou enquanto governante. Legado esse que deve ser aproveitado por quem “tem cargos públicos nesta área”, para que ” as sementes que deixou possam continuar a dar os seus frutos.”
Sobre o Prémio
O Prémio Maria Barroso foi criado pelo Município de Lagoa em 2018 e pretende distinguir contributos relevantes de mulheres e de homens para a construção e valorização da igualdade de género e da cidadania proactiva no mundo contemporâneo. Essa distinção é realizada através da atribuição de um prémio monetário de 15,000.00 euros.
O Júri desta edição foi presidido por Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa do Algarve e composto por Isabel Barroso Soares, em representação da família de Maria Barroso; Anália Torres, professora catedrática de sociologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e fundadora e coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género; Clara de Jesus, Consultora e perita em Igualdade de Género; Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, assessorada pela Técnica Superior da CIG, Isabel Rosinha; Virgínia Ferreira, doutorada em sociologia, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais e membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres.
Veja o vídeo da Presidente da CIG, Sandra Ribeiro.