Ativação do Memorando de Entendimento na área da violência contra as mulheres entre Portugal e República Dominicana
No seguimento da reunião bilateral, que teve lugar no dia 18 de janeiro, entre a Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e a Ministra da Mulher da República Dominicana, Mayra Jiménez, foi decidido estabelecer um plano de atividades para o corrente ano.
O plano deverá incluir, entre outras medidas, um workshop técnico entre elementos das equipas de violência doméstica de ambos os países, o funcionamento da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, a formação de públicos estratégicos e a plataforma nacional de gestão de vagas e teleassistência.
A reunião decorreu no âmbito da IV conferência Ibero-americana de género, a decorrer em Santo Domingo, Republica Dominicana.
O Memorando de Entendimento entre Portugal e a República Dominicana, que visa o fortalecimento e intensificação da cooperação bilateral e o desenvolvimento de políticas públicas para a prevenção e erradicação da violência contra as mulheres e a violência doméstica enquanto fator de desigualdade e violação dos direitos humanos das mulheres, havia sido assinado no final de 2019.
Devido à pandemia da COVID-19, só agora vai ser possível colocá-lo em prática.