Formação de docentes do Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!” na Região da Madeira para prevenir e combater o sexismo
Realizou-se, no dia 25 de outubro, a primeira sessão de formação dirigida a docentes que se inscreveram no Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!”, iniciativa promovida pela Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira (RAM), em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
A sessão de formação foi creditada pela RAM e realizada pela CIG. Teve a duração de 3 horas, em formato online, e contou com a presença de 53 formandas e 1 formando, provenientes, no seu conjunto, do pessoal docente e do pessoal técnico das bibliotecas escolares.
Esta sessão constituiu a primeira abordagem à temática da prevenção e combate ao sexismo, que orienta o Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!”. Fez-se a contextualização do tema através da apresentação dos documentos estratégicos internacionais, nomeadamente a Recomendação “Prevenir e combater o sexismo”, de 2019, e a campanha “Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele”, lançada em 2020, ambas do Conselho da Europa.
No decorrer da sessão abordaram-se, ainda, os estereótipos sexistas nas atividades e nos papéis sociais e que ainda limitam as crianças de ambos os sexos a desenvolverem o seu potencial pleno, enquanto cidadãos iguais. A sessão foi assegurada por Fernanda Loureiro da Equipa ESA – Projeto Educação para a Sexualidade e Afetos, da RAM, e por Isabel Cruz e Teresa Alvarez, da CIG.
O Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!” dirige-se ao pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e a todas as escolas do ensino público e privado da RAM. Desenvolve-se ao longo do ano letivo de 2022-23 e integrará diversas sessões de formação para docentes e sessões de acompanhamento das escolas, terminando no mês de junho com uma Exposição Virtual “Todas e todos… fazemos tudo!” que integrará os trabalhos realizados pelas alunas e pelos alunos das escolas envolvidas.