18 de outubro | Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos | “Não deixes que o teu sonho se transforme em pesadelo”
Campanha Nacional aborda o Tráfico Humano no Futebol
“Não deixes que o teu sonho se transforme em pesadelo” é a campanha lançada na próxima terça feira, 18 de outubro, assinalando assim o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
Esta Campanha tem o apoio da Comissão parara Cidadania e a Igualdade de Género, da Federação Portuguesa de Futebol e do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, sendo co-financiada pelo POISE.
Muitos jovens são aliciados com a promessa de competirem no campeonato português e na primeira divisão. São jovens que chegam de vários países, mas que, quando pisam o nosso território, apercebem-se de que os seus sonhos de jogar futebol em Portugal caem por terra.
Muitos acabam por se ver envolvidos nas redes de tráfico humano, sendo transportados para campos agrícolas, espaços de restauração ou construção civil.
A Campanha envolve um site, um spot e folhetos em várias línguas – que serão apresentados num webinar a decorrer no dia 18, a partir das 17 horas.
Este webinar, em formato híbrido, vai contar com as presenças da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, da Federação Portuguesa de Futebol, do Sindicato de Jogadores de Futebol, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do clube de futebol brasileiro SE Palmeiras e da ONG Saúde em Português.
O webinar decorre presencialmente em Guimarães, mas pode ser assistido via Zoom, através do link https://us02web.zoom.us/j/83713829816 .
Conheça o programa do webinar.
A campanha não se esgotará neste Dia, existindo um plano de divulgação nacional e internacional, ativo até dezembro de 2022.
Entidade promotora:
A Saúde em Português, fundada em 1993, é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem como missão promover a saúde, a integração social e comunitária, com vista ao desenvolvimento integral da pessoa humana, respeitando e assegurando os seus direitos e liberdades fundamentais, conforme se encontra descrito nos seus estatutos. Para a realização desta missão, a Saúde em Português desenvolve Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, de Ajuda Humanitária de Emergência, bem como Projetos de Sensibilização, Intervenção e Integração Social e Comunitária em benefício das populações mais vulneráveis, estratégicas e em risco.
É atualmente a entidade gestora do Centro de Acolhimento e Proteção para Homens Vítimas de Tráfico de Seres Humanos e, desde 2010, promove projetos de sensibilização e prevenção na área do Tráfico de Seres Humanos, designados de Mercadoria Humana.
Promove ainda formação para profissionais estratégicos nas áreas do Tráfico de Seres Humanos, Igualdade de Género e Violência Doméstica.