Vamos diminuir os degraus da desigualdade!
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género lança o repto para que todos os Municípios do País assinalem o Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro), através de uma intervenção de arte urbana que assinale a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens.
O objetivo:
- Informar os/as cidadãos/cidadãs, sobre estas assimetrias, através dos dados desagregados por sexo, sobre igualdade e não discriminação;
- Mobilizar as e os munícipes para o combate às diversas discriminações.
Assim, convidamos a realizar:
- Uma ou mais intervenções de arte urbana, apresentando os dados relativos às desigualdades persistentes entre mulheres e homens ( a imagem que se junta relativa à diferença salarial é apenas exemplificativa).
O formato e local da intervenção fica à consideração da entidade organizadora. Em partilhas nas redes sociais do Município, devem incluir-se os hashtags:
#CIG
#portugalmaisigual
#degrausparaaigualdade
#diamunicipaldaigualdade
Apenas pedimos que nos possam enviar algumas fotos, que nos comprometemos a divulgar no website e nas redes sociais da CIG.
Caso necessitem de apoio na recolha dos dados estatísticos que sirvam como base para a intervenção urbana, contactem-nos para o email cid.informa@cig.gov.pt.
A iniciativa Degraus para a igualdade faz parte da programação do Dia Municipal da Igualdade.
Desde 2010, este dia é celebrado por centenas autarquias e de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, com vista à promoção dos valores da Igualdade, Inclusão e Participação.
Contamos consigo para tornar “Portugal mais Igual!”
Perguntas frequentes:
1 – O que são os Degraus para a Igualdade?
Degraus para a Igualdade é um desafio lançado pela CIG a todos os Municípios e às organizações da sociedade civil do País que os Municípios queiram envolver, para que assinalem o Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro) através de uma intervenção de arte urbana, que assinale a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens.
2 – O que se pretende com esta iniciativa?
O objetivo da iniciativa é que os Municípios assinalem, através de uma intervenção de arte urbana, e de forma visível para o maior número de pessoas possível, as desigualdades ainda existentes entre as mulheres e homens.
3 – Que entidades podem participar na iniciativa Degraus para a igualdade?
Podem participar todos os Municípios portugueses, do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, de forma independente ou em articulação com entidades locais da sua área, devendo qualquer intervenção da parte de associações locais ou ONG´s ser proposta à respetiva Câmara Municipal. Em todos os casos, a CIG apenas divulgará os suportes que lhe forem remetidos pelos Municípios.
4 – É obrigatório pintar escadas?
Não. Degraus para a igualdade é uma sugestão de demonstração de estatísticas que revelam as desigualdades existentes entre mulheres e homens. O formato e local da intervenção fica à consideração da entidade organizadora.
Além disso, a intervenção não tem de ser necessariamente efetuada no edifício dos Paços do Concelho. Pode ser realizada em qualquer espaço dentro da área do concelho e em qualquer formato escolhido – grafitti, pintura… – desde que seja algo que tenha visibilidade para que os cidadãos e as cidadãs tenham acesso facilitado à mesma e que permita demonstrar as desigualdades ainda existentes.
5 – Onde posso obter dados estatísticos que sirvam de base para a realização da iniciativa?
O website da CIG tem publicados dados estatísticos com diversos indicadores, que podem ser utilizados como referência.
Além destes dados, pode ser consultado o Boletim Estatístico de 2021, também disponível no website da CIG.
6 – De que forma posso divulgar esta iniciativa?
Enviando fotos devidamente identificadas com o local e o Município, para o email cid.informa@cig.gov.pt.
Nas redes sociais do Município, com a inclusão dos hashtags:
#CIG
#portugalmaisigual
#degrausparaaigualdade
#diamunicipaldaigualdade