Webinar “Domestic Homicides Review”
Hoje, dia 2 de junho, decorre o Webinar “Domestic Homicides Review”, dirigido a profissionais da justiça, contando com cerca de 200 inscrições de profissionais noruegueses/as.
Este Webinar, é financiado pelo Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de Género,gerido pela CIG, no âmbito da iniciativa bilateral “Análise retrospetiva em homicídios por violência doméstica – Metodologias de investigação e boas práticas” objetivando o intercâmbio de boas práticas entre a “Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídios em Violência Doméstica” de Portugal e a Rede norueguesa de prevenção e combate à violência doméstica e de género (The Norwegian Intimate Partner Homicide Committee).
Esta iniciativa permitirá a profissionais de ambos os países partilhar, aprender e refletir sobre as diferentes metodologias de análise retrospetiva de homicídios em violência doméstica e sobre as recomendações daí decorrentes.
Trata-se de uma iniciativa de cooperação entre a Comissão para a Cidadania a e Igualdade de Género (CIG) e a Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídios em Violência Doméstica, por Portugal, e o LDO- Norwegian Equality and Anti-discrimination Ombud e o Programa TryggEst, da Direcção Norueguesa para a Infância, Juventude e Família, pela Noruega.
Este webinar é a primeira das atividades públicas previstas nesta bilateral, prevendo-se ainda a realização de:
- Formação para profissionais noruegueses sobre análise retrospetiva de homicídios, a decorrer em setembro na Noruega;
- Webinar final sobre a experiência internacional em análise retrospectiva de homicídios por violência doméstica, em novembro.
- Para além desta iniciativa a CIG, promoveu e promove as seguintes atividades bilaterais:
- Com o com o LDO, a bilateral Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho, que realizou, em junho de 2021, o Workshop formativo “What is harassment? And sexual harassment? How to prevent and handle it?” (O que é o assédio? E assédio sexual? Como prevenir? Como lidar?), que contou com mais de 100 participantes.
- Com o Ministério da Justiça Norueguês, no âmbito do projeto bilateral Synergy, Combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, da qual resultou «O Guia de Boas Práticas para Políticas Integradas de Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica» resultado da cooperação entre a Roménia, a Noruega e Portugal.
- A troca de boas práticas na aplicação de instrumentos de direito internacional, entre magistrados/as portugueses/as e noruegueses/as.