Combate à MGF – reflexão e debate sobre iniciativas em curso
Realizou-se no passado dia 26 de maio mais uma reunião do Grupo de Trabalho Temático sobre Mutilação Genital Feminina.
Este grupo de trabalho intersectorial, coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade e Género, agrega um conjunto alargado de entidades e organizações da administração pública (dos sectores da saúde, educação, justiça, administração interna etc.), organizações intergovernamentais e organizações não-governamentais (de entre as quais, associações representativas das comunidades de risco).
A presidente da CIG, Sandra Ribeiro, apresentou uma síntese das principais iniciativas levadas a cabo pela Comissão em 2021 de prevenção e combate à MGF, da sua responsabilidade enquanto entidade executante e/ou coordenadora.
Foram apresentados os resultados e o ponto de situação do projeto “Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina”, projeto coordenado pela ARS-LVT, CIG e ACM, com intervenções nos territórios abrangidos por 10 Agrupamentos de Centros de Saúde da Área Metropolitana de Lisboa.
Foi ainda dedicado um ponto da ordem de trabalhos à apresentação dos resultados do projeto de cooperação “Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade e Direitos”, pela sua entidade promotora, P&D Factor – Cooperação sobre População e Desenvolvimento.
Esta reunião constituiu mais uma ocasião de reflexão e debate sobre os trabalhos em curso em matéria de prevenção e combate à MGF, nos diversos domínios de intervenção