CIG apresentou no Açores a medida de Teleassistência para Vítimas de Violência Doméstica
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) participou no VIII Encontro Regional das Redes e Polos Locais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, que decorreu em Ponta Delgada nos dias 28 e 29 de abril.
Neste encontro, foi apresentada a medida de proteção por Teleassistência para Vítimas de Violência Doméstica, bem como o seu enquadramento político e legal. Em representação da CIG, Susana Mota deu um especial enfoque às boas práticas que deverão decorrer do papel dos/as profissionais da RNAVVD enquanto intervenientes em algumas etapas desta medida judicial, enquanto explicou quais os atores e sistemas envolvidos nesta medida.
Este evento integrou a apresentação pública do 2º Inquérito à Violência de Género na Região Autónoma dos Açores, efetuada pelo Professor Manuel Lisboa, coordenador científico do mesmo, e pela Professora Dalila Cerejo, docentes da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O encontro teve também como objetivo a auscultação do tecido social regional, e a discussão sobre desafios e as prioridades que deverão contemplar o IV Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Região Autónoma dos Açores, que será desenvolvido em breve e estará em vigor de 2023 a 2026.