A Teu Lado – prevenir, evitar e reparar a violência doméstica
A sessão de apresentação do projeto A Teu Lado – Quebrar o ciclo intergeracional da violência doméstica teve lugar no dia 28 de abril, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL).
Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, que abriu a sessão, começou por evidenciar a invisibilidade das crianças e jovens em situações de violência doméstica, condição que foi agravada com a pandemia, considerando da maior importância a intervenção da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Seguidamente, Manuel Albano, Vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, reforçou a relevância de uma linha de financiamento para a concretização do projeto, cujas estruturas de apoio e de parceria, numa lógica de atuação concertada, considerou essenciais para abranger as áreas territoriais e de intervenção do projeto: “prevenir, evitar e reparar”.
O Representante do MAI no Conselho Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, António Castanho, apresentou o projeto, falando do contexto português no que respeita à resposta às vítimas de violência doméstica crianças e jovens e salientando o impacto que tem a violência doméstica no seu desenvolvimento. Descreveu, também, o modelo de intervenção do projeto, os seus principais objetivos, resultados esperados e atividades propostas.
Após a apresentação do projeto, Micaela Jorge, Psicóloga no Aces Tâmega II – Vale do Sousa Sul falou sobre a experiência com a violência doméstica e homicídio de natureza conjugal, alertando para a necessidade de proteção e intervenção imediata nesses casos. A apresentação dos testemunhos contou com a moderação de Maria João Fernandes, Vice-Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
A seguir, abriu-se um espaço de debate, no qual os parceiros de projeto salientaram a importância de intervenção no terreno.
Susana Ramos, Coordenadaora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (UNG-MFEEE), destacou a importância do financiamento nestes tipos de projetos e Tove Westberg, Embaixadora da Noruega, congratulou a parceria do projeto com o parceiro norueguês Stine Sofie’s Foundation. A sessão foi encerrada pela Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Sara Guerreiro.