27 abril | Projeto Interseções apresenta recurso digital em seminário
Realiza-se no dia 27 de abril, a partir das 14hoo, o Seminário Final do projeto Interseções: igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento, que visa o aprofundamento da relação entre a Educação para o Desenvolvimento e a Igualdade entre Mulheres e Homens.
Este projeto parte da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, 2018-2022 e cruza com prioridades e objetivos definidos na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não-Discriminação, 2018-2030 e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Cruza 3 áreas governativas: Educação, Igualdade e Migrações e Negócios Estrangeiros e Cooperação, porque o Desenvolvimento só é possível se a igualdade entre mulheres e homens for uma realidade em todo o mundo.
Será lançado publicamente o Recurso digital produzido pelo projeto, disponível online, que parte do Referencial de Educação para o Desenvolvimento e cruza a Educação para a Igualdade entre Mulheres e Homens com a Educação para o Desenvolvimento através de propostas de entrosamento temático e de exemplos de atividades educativas, adaptáveis a qualquer ciclo de escolaridade, ainda que especialmente dirigidos ao 3º ciclo do ensino básico e ao ensino secundário. Destina-se a agentes educativas/os e a todas as pessoas que queiram trabalhar a Educação para o Desenvolvimento numa perspetiva de Igualdade entre Mulheres e Homens.
O Seminário tem lugar no Auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa, e conta com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, com mensagens de vídeo do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Sara Guerreiro, da Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Cristina Moniz, da Presidente da PpDM, Ana Sofia Fernandes, do Vice-Presidente da CIG, Manuel Albano e de representante do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Conta com a comunicação de Charo Móran sobre “Perspetivas feministas do desenvolvimento, e com intervenções de representantes de ONG (PPONGD e CIDAC), entidades públicas (DGE) e da academia (Universidade Aberta).
Esta é uma iniciativa promovida, no quadro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Graal, financiada pelo Mecanismo de Apoio a Iniciativas criado no quadro da ENED 2018‐2022, promovido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.
Aceda aqui ao programa do Seminário.