CIG dá formação a profissionais de comunicação
Realizou-se nos dias 29 e 30 de março o webinar fomativo “Género e Media: diálogos entre a teoria e a prática”.
Realizada em formato online, a formação contou com a participação de cerca de 200 pessoas ligadas à comunicação social, na sua maioria estudantes de cursos de comunicação, jornalistas e profissionais de comunicação de diversas organizações e pessoas ligadas à investigação.
Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Centro de Investigação em Comunicações Aplicadas, Cultura e Novas Tecnologias (Uni. Lusófona) e o Centro Protocolar de Formação Profissional para.
Este evento de caráter formativo permitiu aprofundar o conhecimento, refletir e debater questões como os estereótipos de género, a invisibilidade das mulheres em relação a determinados conteúdos, a noticiabilidade de temas específicos como a cobertura noticiosa de assuntos LGBTI ou de situações de violência doméstica, a literacia digital, a violência online, ou ainda a responsabilidade do jornalismo na (des)construção de estereótipos de género.
A Presidente da CIG fez a abertura dos trabalhos tendo apelado aos presentes e futuros profissionais de comunicação para a importância e o dever de identificarem situações de desigualdade e discriminação de género, denunciando-as, dando-lhes visibilidade e expressão.
Sandra Ribeiro alertou ainda para a necessidade de se garantir a difusão de mensagens e imagens não estereotipadas do ponto de vista das relações e dos papéis de género, contribuindo para uma transformação positiva da sociedade tornando-a mais igualitária.