Violência no namoro debatida em webinar
Realizou-se, no dia 14 de fevereiro, um webinar dedicado a debater a problemática da violência no namoro.
Organizado em parceria entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e o projeto ART’THEMIS + da UMAR, esta conferência virtual contou com a participação de alunos de 9 escolas dos distritos de Braga, Porto, Coimbra e da Região Autónoma da Madeira.
O interesse da temática ficou desde logo demonstrado pelo elevado número de inscrições – 475 – das quais 323 foram de raparigas/mulheres e 150 de rapazes/homens. A sessão foi ainda transmitida através da página de Facebook da CIG, a qual chegou a ter cerca de 80 pessoas a assistir.
Foram mostrados os resultados alcançados pelo projeto ART’THEMIS +, realizados pelos alunos e alunas de todos os níveis de ensino. Vídeos e testemunhos de estudantes e corpo docente, demonstraram que a população mais jovem está atenta e desperta para a mudança de mentalidades e para a não tolerância da violência nas relações de namoro.
A sessão de abertura ficou a cargo da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, que chamou a atenção para o facto de o prevalecimento da violência nas relações amorosas se dever também “à crença da superioridade masculina”.
Rosa Monteiro alertou ainda para a comunicação digital, que demonstra “casos de insultos, partilha de imagens íntimas, assédio e perseguição”, o que potencia “novas formas de violência.”
O flagelo da violência no namoro e da violência doméstica é algo que tem de ser combatido, mas que requer “um trabalho de continuidade”, como defendeu o Vice-Presidente da CIG, Manuel Albano. O trabalho desenvolvido em contexto escolar é essencial, uma vez que acaba por implicar, até indiretamente, toda a comunidade escolar, “incluindo o pessoal não docente e pais e mães, dado que estas matérias acabam por ser discutidas fora da escola”, justificou.
A gravação da sessão está disponível na nossa página de Facebook, Youtube e na nossa página de Webinares.